Conferências
I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da CPLP
O Arouca Geoparque Mundial da UNESCO será o anfitrião do I Fórum de Geoparques Mundiais da UNESCO da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar entre 27 e 30 de maio de 2026, reunindo representantes de Geoparques, territórios aspirantes a Geoparques, especialistas, investigadores, decisores políticos e parceiros institucionais dos países de língua portuguesa.
27 Mai a 30 Mai 2026
Este Fórum internacional constitui um marco histórico no espaço da CPLP e assume-se como um momento de encontro, cooperação e reflexão estratégica, sobre o papel dos Geoparques no desenvolvimento sustentável dos territórios.
Nos dias 27 e 28 de maio, o programa inclui sessões em sala, painéis temáticos e mesas-redondas, que decorrem na Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, com a participação de representantes de Geoparques Mundiais da UNESCO de Portugal, do Brasil e de outros países da CPLP interessados na criação de novos Geoparques (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor).
Os dias 29 e 30 de maio são dedicados a saídas de campo no Arouca Geopark, que permitem um contacto direto com o seu património natural e cultural, reconhecido internacionalmente.
Ao longo deste Fórum, estarão em debate temas centrais para o presente e o futuro dos Geoparques, nomeadamente o património geológico e as estratégias de geoconservação, o desenvolvimento territorial sustentável e a governação local, o envolvimento das comunidades, o turismo sustentável, bem como a comunicação, educação e ciência em Geoparques, e os desafios e oportunidades para a criação de Geoparques no espaço da CPLP.
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória e sujeita a confirmação pela organização. O formulário de inscrição está disponível online: https://forms.gle/QRSJW7poyxm18p3K9
Este evento conta com o apoio institucional e financeiro do Turismo de Portugal e é organizado pela AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com o Município de Arouca, a Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e a Rede de Geoparques da CPLP.

