"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Qualia" de Daniela Reis

A exposição propõe uma reflexão sensível sobre a experiência humana, a fragilidade do real e a possibilidade de encontro através da pintura.

22 Jan a 21 Fev 2026

Galeria Santa Maria Maior
R. da Madalena 147, 1100-006 Lisboa
Preço
Entrada livre
Em “Qualia”, Daniela Reis explora a pintura como um território de tensão e transformação. As obras convidam o visitante a abrandar o olhar e a permanecer num tempo de contemplação, onde a matéria pictórica acolhe estados de conflito, suspensão e recomposição. A artista entende este processo como a procura de “capturar a essência do encontro, do cruzamento de caminhos e destinos, onde o todo é maior do que a soma das suas partes”.

A exposição constrói-se como um campo sensível onde a pintura não se limita a representar o mundo, mas atua sobre ele. Como refere Daniela Reis, “o abismo da realidade estabiliza-se na pintura, permite a sua resolução – ainda que temporária”. Neste sentido, as obras apresentam-se em permanente mutação, afirmando a pintura como gesto ativo de pensamento, escuta e resistência.

“Qualia” convoca o corpo, a memória e a emoção, propondo uma experiência que ultrapassa a leitura imediata da imagem. Quem visita, quem experiencia olhando, é convidado a habitar esse espaço intermédio onde a pintura se torna lugar de interrogação, de acolhimento do real e de abertura à possibilidade de encontro consigo, com o outro e com o mundo.

Com esta exposição, a Galeria Santa Maria Maior reafirma o seu papel como espaço de promoção da criação artística contemporânea.

Inauguração: 22 de janeiro, 18h00
Patente de 22 de janeiro a 21 de fevereiro
Segunda-feira a sábado, 15h00 – 20h00
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
118,889,159