Exposições
Exposição "Do Mar à Terra: Aprender a Sustentar o Futuro" em exibição na EMARP
A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) apresenta a exposição do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, patente até 13 de março, na área de atendimento ao público da empresa.
19 Jan a 13 Mar 2026
A mostra reúne projetos manuais de alunos das Salas de Recursos Especializados das várias escolas do Agrupamento, que resultam de aprendizagens significativas e da participação ativa de jovens com diversidade funcional.
A peça central da exposição é a “Quinta Agrícola de Produção Biológica com Produção Eficiente”, uma maquete que projeta um espaço amplamente sustentável: com algeroz que recolhe a água da chuva do telhado para reutilização, captação de energia eólica, sistema de rega gota-a-gota, produção de biogás e processo de compostagem.
Outro dos projetos intitulado “Amar o Mar” reúne um conjunto de trabalhos elaborados com recurso a materiais reciclados, alertando para a problemática da poluição marinha.
Através destas iniciativas, as docentes pretendem promover a criatividade e o sentido crítico, aliados à consciência ambiental. A exposição convida a comunidade a refletir sobre a importância de cuidar do mar e da terra, como base para a construção de um futuro mais sustentável.
Sobre a EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA.
Criada em 2001, a EMARP presta serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, saneamento de águas residuais, limpeza urbana e higiene pública. A cultura também ocupa um lugar relevante na esfera da empresa, através da organização mensal de exposições na área de atendimento ao público.

