"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

A Marginália de Amadeo

A exposição propõe um novo olhar sobre a obra de Amadeo de Souza-Cardoso, deslocando a atenção das grandes composições para os gestos marginais, íntimos e experimentais do artista.

29 Jan a 28 Fev 2026

Sociedade Nacional de Belas-Artes
Rua Barata Salgueiro, n.º 36, 1250-165 Lisboa
Preço
Entrada livre
Inuaguração:  29 de janeiro, às 18h30, na Galeria Pintor Fernando de Azevedo da SNBA.

Desenhos, esboços, apontamentos e intervenções gráficas revelam um território de incerteza e inquietação, onde o traço surge como espaço de dúvida, humor, sátira e invenção, presente desde a infância de Amadeo, mas raramente mostrado de forma tão abrangente.

Reunindo, pela primeira vez, um vasto conjunto de desenhos inéditos descobertos em manuais escolares, livros, cartas, postais, manuscritos ilustrados e obras paradigmáticas, a exposição organiza-se em núcleos temáticos que exploram o humor, a palavra, a paisagem, a animália e o retrato. A Marginália de Amadeo revela assim um artista profundamente livre, crítico e experimental, para quem a margem não é limite, mas centro ativo da criação.

Esta exposição insere-se no projeto “Paisagens Visuais”, aprovado pela Direção-Geral das Artes no âmbito da RPAC, promovendo a itinerância de quatro exposições por Lisboa, Vila Nova de Foz Côa, Amarante e Óbidos até maio de 2026.

Exposição patente de 30 de janeiro a 28 de fevereiro.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,250,243