"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"O Fim" de António Patrício revisita a queda da monarquia portuguesa à luz do presente

De 12 a 22 de fevereiro, o Ensemble – Sociedade de Actores regressa ao Teatro Nacional São João para estrear O Fim, de António Patrício, uma alegoria sobre o declínio da monarquia. 

12 Fev a 22 Fev 2026

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto
Com encenação de Carlos Pimenta, a peça recupera a primeira obra para teatro de um dos maiores representantes do simbolismo em Portugal.

Escrita à beira da queda do regime monárquico, O Fim (1909), de António Patrício, antecipa, em tom metafórico, o colapso de uma ordem social e política. A ação decorre num palácio em ruínas, descrito como um “casarão húmido” de “cores mortas”, rodeado por um jardim onde apenas cresce erva e tojo. É neste cenário de decadência que vive uma rainha solitária, acometida por uma “doença incurável”, acompanhada por uma pequena corte de nobres e antigos criados, presos a rituais e vestes de outro tempo.

Nesta “história dramática em dois quadros”, há uma pergunta que atravessa toda a narrativa: “Vivemos então os últimos dias de um povo?”. A resposta surge suspensa entre o fim inevitável de uma era e a incerteza do futuro, numa reflexão sobre a transição histórica e o peso da memória coletiva.

Na encenação de Carlos Pimenta, que também assina a cenografia da peça, o texto ganha uma nova leitura cénica que sublinha a sua atualidade. Ao trazer O Fim de volta aos palcos, o Ensemble contribui para a redescoberta de António Patrício, autor fundamental da literatura portuguesa do início do século XX, e o TNSJ reforça o seu compromisso com a valorização do repertório clássico português.

Com interpretação de Emília Silvestre, Jorge Pinto, Marta Bernardes, Pedro Mendonça, António Durães e Mário Moutinho, O Fim está em cena no Teatro São João, de 12 a 22 de fevereiro, com sessões às quartas, quintas e sábados às 19h, sextas às 21h, e domingos às 16h. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Mais informações em tnsj.pt/ofim
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,294,132