"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

"O Touro Azul", conto tradicional transforma-se em espetáculo infantil de dança contemporânea

A peça inicia com a narração do conto e desdobra-se numa interpretação cénica que combina teatro físico, dança contemporânea e artes plásticas.

24 Jan 2026  |  17h00

Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira/Santarém
Rua Profº Artur Do Carmo 2005-076 Romeira
Projeções visuais com ilustrações originais, panejamento, sombras e música original criada para a peça tecem uma atmosfera imersiva que envolve o público e apela à sua imaginação. Em palco, três intérpretes dão corpo e movimento a esta narrativa encantada, criando um diálogo entre tradição e contemporaneidade, entre memória coletiva e desafios emocionais da atualidade.

“O Touro Azul” regressa às origens: um conto tradicional transformado em espetáculo infantil de dança contemporânea apresenta-se, pela primeira vez, na aldeia em que foi ouvido há várias décadas, nas noites frias de inverno, no Dia Internacional da Educação.

“O Touro Azul” apresenta-se no próximo dia 24 de janeiro, sábado, às 17h00, na Sociedade de Recreio e Educativa da Romeira, em Santarém.

O espetáculo “O Touro Azul”, ideia original de Nuno Labau, em cocriação com André Vasconcelos e Filipa do Carmo, parte de uma narrativa de tradição oral transmitida pela bisavó de Nuno Labau, Adelaide Nogueira, aos seus netos e bisnetos. “O Touro Azul”, conto de tradição oral portuguesa, disseminado no final do século XIX chega agora ao palco numa abordagem contemporânea e sensorial que conta com a dramaturgia do premiado escritor scalabitano Samuel F. Pimenta e a voz off de Maria José Labau, tia de Nuno Labau e neta de Adelaide Nogueira.

“O Touro Azul” conta a fábula de um touro diferente de todos os outros: com olhos luminosos e uma pelagem azul, torna-se protetor de “Flor”, uma jovem que enfrenta a opressão e a solidão. A partir desta narrativa ancestral, o espetáculo propõe uma reflexão sobre resistência, liberdade e a força transformadora da arte.

A peça inicia com a narração do conto e desdobra-se numa interpretação cénica que combina teatro físico, dança contemporânea e artes plásticas. Projeções visuais com ilustrações originais, panejamento, sombras e música original criada para a peça tecem uma atmosfera imersiva que envolve o público e apela à sua imaginação. Em palco, três intérpretes dão corpo e movimento a esta narrativa encantada, criando um diálogo entre tradição e contemporaneidade, entre memória coletiva e desafios emocionais da atualidade.

«Este trabalho tem a particularidade de dar espaço às crianças para voltarem a utilizar a imaginação, um aspeto muito importante para a sua própria educação porque favorece, entre outros aspetos, a sua capacidade de abstração. A partir de panos e sombras criamos personagens fantásticas, numa aventura pela dança abstrata, com alguns elementos acrobáticos, onde o poder da imaginação interage com o que é visto e sentido. E para dar uma coesão ao trabalho, o conto, numa das suas imensas versões, é contado em voz off, por uma pessoa real, uma avó que mantém a memória da tradição oral.» diz Nuno Labau, a propósito desta nova criação.

“O Touro Azul” é uma obra pensada para crianças a partir dos 4 anos, mas também para todos os que se deixam tocar pela magia das histórias, oferecendo um momento lúdico e didático que convoca corpo, som e imagem num ambiente poético e sensível.

Tendo como mote a apresentação na aldeia da Romeira, a Associação Vaca Magra, a produtora do espetáculo convida, ainda, os espectadores a partilharem a sua própria versão desta história para posteriormente ser divulgada nas plataformas digitais da Associação. A finalidade desta iniciativa é contribuir para a preservação das memórias coletivas de tradição oral portuguesa.

“O Touro Azul” é uma coprodução Vaca Magra com o Município de Santarém/ Santarém Cultura e tem o apoio da República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e da Sociedade Recreativa Operária de Santarém.

Classificação Etária: M/4
Duração: 35 minutos

Ficha Técnica e Artística
Nuno Labau – Autor da Ideia Original, Cocriador, Ator e Bailarino| André Vasconcelos – Cocriador, Ator e Bailarino | Filipa do Carmo – Cocriadora, Bailarina, Ilustradora | Samuel F. Pimenta – Dramaturgia | João Casaca – Composição Musical | Maria José Labau – Voz off | Joana Casaca – Produção | Catarina Labau – Produção, Comunicação e Assessoria de Imprensa

Para mais informações:
Catarina Labau | E-mail: catarina.labau@goaldoneway.pt | +351 919 095 995
Agenda
Infantil

O Gigante Egoísta

Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro 24 Jan 2026  |  15h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,350,401