"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Encenação de "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco regressa ao Teatro Carlos Alberto

Dramatização da mais célebre obra do escritor Camilo Castelo Branco, com encenação de Maria João Vicente, regressa ao palco onde se estreou. De 12 a 22 de fevereiro, há sessões para escolas e para o público em geral.

© João Tuna/TNSJ

12 Fev a 22 Fev 2026

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto

Em parceria com o Teatro do Bolhão, o Teatro Nacional São João traz de volta à cena a dramatização de uma das grandes obras da literatura portuguesa do século XIX: Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. A peça, especialmente dirigida a alunos do ensino secundário, regressa ao palco do Teatro Carlos Alberto, onde se estreou em outubro de 2024.

Amor de Perdição narra o romance proibido entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, filhos de famílias rivais, que preferem morrer a desistir do amor que os une. Apesar de inspirada na vida do seu tio, a obra – escrita em 1861, quando Camilo Castelo Branco se encontrava preso na cadeia da Relação do Porto por causa de um amor proibido – relata a própria experiência do autor. O romance constitui um apelo à liberdade do amor contra as exigências sociais da época.

Com esta adaptação de uma das mais importantes obras do Romantismo em Portugal, o TNSJ prossegue a missão de dar palco à literatura portuguesa. A coprodução com o Teatro do Bolhão tem encenação de Maria João Vicente, adaptação e dramaturgia de Constança Carvalho Homem, e interpretação de Anabela Sousa, Bernardo Gavina, João Cravo Cardoso, Leonor Reis, Mariana Sevila, Matilde Cancelliere, Pedro Couto, Rita Reis e Vicente Gil.

Amor de Perdição está em cena no Teatro Carlos Alberto, no Porto, entre 12 e 22 de fevereiro, com sessões para o público em geral e para escolas. No dia 21, o espetáculo tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa e, no dia 22, tem audiodescrição. O preço dos bilhetes tem o custo de 12 euros.

No âmbito do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, o TNSJ faz parte das redes Camilo a Norte 200 e Camilo Rotas do Escritor.

Mais informações em tnsj.pt/amordeperdição.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,322,576