Exposições
Exposição explora a relação entre o ser humano e a natureza
“Ar.rasto” é uma exposição que observa a beleza do arrastar. Xana Sousa potencia um diálogo sobre a nossa relação com a natureza, através de um arquivo de processos naturais em que o arrasto é visto não apenas como um processo de desgaste, mas também de renovação, crescimento e transformação.
24 Jan a 28 Mar 2026
Os trabalhos expostos englobam desde o desenho científico das plantas selecionadas, desenhos em papel plissado inspirados nas estruturas orgânicas das ramificações das árvores até à instalação de peças que refletem a força do arrasto.
Para a artista, “o arrasto pode ser observado no movimento dos rios ou no sopro do vento, como um fluxo inevitável e imprevisível que pode conectar plantas a longas distâncias. Esta metáfora pode ser transposta para a vida humana, onde este movimento não se afigura apenas como desgaste, carrega em si a força da criação”.
Xana Sousa desenvolve uma prática artística nos campos do desenho e da pintura, com intervenções sobre papéis, tecidos e objetos antigos, baseada na relação entre sujeito, objeto e espaço, interligados pelo conceito de memória. Para esta exposição, procurou criar um ponto de ligação entre a Casa das Artes Bissaya Barreto, antigo consultório do Professor Bissaya Barreto, e o Jardim Botânico de Coimbra, em particular a coleção de plantas medicinais existentes no jardim.
A exposição, com curadoria e texto de Laura González Palacios, pode ser visitada até 28 de março, de terça a sábado, das 15h00 às 19h00.
Inauguração no dia 24 de janeiro às 15h, com a presença da artista e equipa curatorial. A inauguração conta ainda com uma caminhada no Jardim Botânico.

