Literatura
«Uma Ode à Tipografia»: primeira apresentação pública no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
A primeira apresentação pública do livro Uma Ode à Tipografia terá lugar no próximo sábado, 31 de janeiro de 2026, às 17h00, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra – Círculo Sereia, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
31 Jan 2026 | 17h00
Concebido e dirigido pela designer gráfica Joana Monteiro, o projeto Uma Ode à Tipografia resulta de cinco anos de oficinas tipográficas desenvolvidas no espaço histórico da Tipografia Damasceno, em Coimbra. A iniciativa cruza artes gráficas, literatura e património, reunindo dezenas de participantes — artistas plásticos, designers, ilustradores, arquitetos, estudantes e amantes das letras — que criaram composições gráficas a partir do poema de Neruda, utilizando tipos móveis em madeira e chumbo e recorrendo a máquinas tradicionais de impressão, como o prelo Albion e a Minerva de pinças. «Este projeto é mais do que um livro: é um trabalho de criação coletiva e de celebração da tipografia como arte e como memória», sublinha Joana Monteiro.
O resultado desse processo coletivo foi reunido no livro Uma Ode à Tipografia, da Editora dos Tipos, publicado com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes). Na apreciação oficial, o júri da DGArtes destacou a «ótima qualidade e relevância cultural de projeto no domínio da edição na área do design, a realizar-se no centro do país. Projeto muito bem fundamentado com abordagem conceptual e temática originais. (…) A proposta apresenta-se de forma rigorosa e original com muita pertinência no setor da edição em Portugal, e com atividade presencial pública relevante e muito boa adequação das atividades propostas aos públicos-alvo identificados.»
O volume reúne as interpretações gráficas produzidas ao longo das oficinas, o poema integral de Pablo Neruda, notas sobre o processo criativo e um posfácio de Frederico Füllgraf. O projeto inclui uma edição especial, de apenas três exemplares, em que o livro se faz acompanhar de impressões originais, sendo a primeira adquirida pelo CAPC para a sua coleção.
Mais do que um objeto editorial, o projeto afirma-se como uma plataforma de ativação cultural. No âmbito da sua apresentação pública, foi concebida uma dimensão performativa, que inclui leitura encenada, projeção de animação tipográfica e um programa complementar de oficinas, conversas e seminários.
Após esta primeira apresentação em Coimbra, está prevista nova sessão na galeria Venha a Nós a Boa Morte, em Viseu, uma conversa, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, bem como outros eventos no contexto da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Também estão previstas apresentações adaptadas ao contexto escolar, tal como um seminário em fevereiro na ESEC, em Coimbra. A programação poderá ainda estender-se a Lisboa, numa articulação com a Embaixada do Chile em Portugal, que desde o início se associou ao projeto.
O livro Uma Ode à Tipografia encontra-se à venda em vários pontos do país, estando disponível em Lisboa nas livrarias Letra Livre, Snob, Tigre de Papel, Buchholz, Travessa, Ler Devagar (LX Factory e Casa do Comum), Utopia, Flâneur, Térmita, Culsete, Uni-Verso, Fonte de Letras, Livraria Ler, Tantos Livros (Lisboa e Parede), Arquivo e RG Livreiros, bem como no MUDE – Museu do Design. O livro pode ainda ser adquirido na Livraria do Mercado, em Óbidos, na Tantos Livros, na Parede, e em Coimbra na Tipografia Damasceno e na Bruáa, encontrando-se igualmente disponível nas redes FNAC e Almedina.
Apresentação do livro «Uma Ode à Tipografia»
A partir do poema de Pablo Neruda
Interpretações gráficas criadas em contexto de oficinas Clube dos Tipos 2014–2019
Vários autores*
Editora dos Tipos
31 de janeiro, 17h00
CAPC, Círculo Sereia
Leitura do poema «Ode à Tipografia» por Rui Damasceno e Margarida Cabral, em diálogo com a exposição «Corpos que são bordas: fronteiras» de Luis Filipe Ortega
Figurinos: Margarida Cabral
Animação tipográfica: Joana Monteiro e participantes da oficina «Letras que caminharam e se acenderam»
Estarão presentes alguns dos criadores das composições tipográficas que deram origem a este livro, com os quais teremos uma breve conversa sobre o processo de trabalho.
CAPC — Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Círculo Sereia
Casa Municipal da Cultura, -1
Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia
3000–401 Coimbra
(o acesso ao estacionamento é feito pela Rua do Instituto Maternal)
mapa
*Compositores, criadores dos trabalhos gráficos, composições tipográficas do poema «Ode à Tipografia», reproduzidos no livro: Alexandre Claro, Alexandre Esgaio, Ana Barros, Ana Carvalho, Ana Lúcia Pinto, Ana Luísa, Ana Mannarino, Ana Rita Couto, Ana Rosa Assunção, Beatriz Kosta, Bruno Filipe Fonseca Santos, Bruno Rodrigues, Carla Nunes, Carolina Rodrigues, Cátia Alexandra Costa, Clara Zurita, Cristiana Martinho, Cristiano Marcelino, Daniela Santos, David Duarte, Diana Silver, Eduardo Mota, Elisa Castro Neves, Eloise dos Santos Simões, Eva Reis, Fábio Alves, Fernanda Ribeiro, Flávia Rodrigues, Francisco Sampaio Lopes, Helder Luís, Helga Andrade, Ivo Rodrigues Eusébio, Joana Gala, Joana Monteiro, João Couceiro e Castro, João Faria Ferreira, João Henriques, João Veríssimo, Jorge Marques, Jorge Valente, José Arnaud, José Maria Basto, Laura Costa, Leonor Flores, Liliana Farelo, Luís Ferreira, Luís Lucas Pereira, Mafalda Basto, Manuela Fernandes, Marga Zorrilla Cebrián, Maria Fernanda Antunes, Maria Inês Pinheiro, Marina Costa, Marta Matos, Mauro Matos, Nélia Alves, Nuno Capelo, Nuno Martins, Olga Moreira, Paula Pontes, Paulo Costa, Pedro Freitas, Pedro Góis, Pedro Lourenço, Pedro Neves, Raquel Satiro, Renato de Leão Matos, Ricardo Ladeira Carvalho, Rui Pedro Lopes, Sara Raquel Dias, Sara Silva, Sérgio Martins, Sérgio Penas, Sofia Gouveia, Susana Vieira, Sylvie Lopes, Taiane Araújo, Sara Martins, Tiago Antunes, Tiago Serra, Tomás Marques, Tomé Pinto Teixeira, VB e Xu Moru
Imagem: cartaz impresso em serigrafia por Mike Goes West e em tipografia por Joana Monteiro na Tipografia Damasceno
O projeto «Uma Ode à Tipografia» é financiado pela Direção-Geral das Artes.
Conta ainda com o apoio dos parceiros que acolhem as suas iniciativas: Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Venha a Nós a Boa Morte, A Escola da Noite, PaperViewBooks, Bruáa, Biblioteca Geral da UC, Companhia da Chanca, Escola Superior de Educação de Coimbra, Rede de Bibliotecas Escolares, Semente Atelier e Tipografia Damasceno

