"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Espetáculo de teatro "Só Mais Uma Gaivota" em Torres Vedras

O espetáculo de teatro encenado e interpretado por Miguel Fragata, é representado no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 31 de janeiro, pelas 21h30.

31 Jan 2026  |  21h30

Teatro-Cine de Torres Vedras
Av. Tenente Valadim, 19, 2560-273 Torres Vedras

Este espetáculo tem como ponto de partida a busca de Miguel Fragata pelos destinos dos colegas que consigo apresentaram há 20 anos atrás A Gaivota, de Anton Tchékhov, no término do seu curso de teatro. Uma representação que terminou com a frase: “O Konstantin Gavrilovitch matou-se com um tiro”. Tal como Konstantin Gavrilovitch, também os jovens atores e atrizes, cenógrafos e figurinistas, técnicos e produtores que estiveram envolvidos nessa representação abraçavam expetativas e angústias em relação ao seu futuro enquanto artistas. Alcançariam a visibilidade, que os colocaria no centro do palco, no encalce de novas formas ou, pelo contrário, estariam à beira do suicídio do seu projeto profissional?

Em Só Mais Uma Gaivota, Miguel Fragata recupera fiapos das personagens do referido texto de Tchékhov, procurando imaginar a continuação do IV ato do mesmo. É a partir do terreno híbrido da ficção e da realidade que surge o espetáculo Só Mais Uma Gaivota, no qual se entrelaçam as histórias de artistas feitos personagens, depois de descido o pano e escrita a palavra “fim”.

O preço dos bilhetes para se assistir a esse espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

De referir que antes da apresentação de Só Mais Uma Gaivota no Teatro-Cine de Torres Vedras é proporcionado, pelas 18h00, um momento de diálogo sobre esse espetáculo na Sala das Nuvens do Teatro-Cine de Torres Vedras, que se constituirá como a segunda sessão da iniciativa “Isto dá conversa!”, a qual é dinamizada por Rute Miranda (professora e contadora de histórias, residente em Torres Vedras, com formação nas áreas da Educação Social e de Intervenção Social e Comunitária).

A participação está limitada a 15 pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 338 131; ou pelo email: teatro.cine@cm-tvedras.pt.

Ficha Artística 
Encenação e Interpretação: Miguel Fragata
Texto: Inês Barahona e Miguel Fragata, com excertos de A Gaivota de Anton Tchékhov, na tradução de Fiama Hasse Pais Brandão
Interpretação Integrada em Língua Gestual Portuguesa: Valentina Carvalho (em dias de sessões acessíveis)
Assistência de Encenação: Beatriz Brito
Música original: Hélder Gonçalves, excepto Love Will Tear Us Apart (Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris, Bernard Summer), interpretada por Hélder Gonçalves
Cenografia: Fernando Ribeiro
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Rui Monteiro
Desenho de Som: Nelson Carvalho
Operação de Som: Tiago Correia
Direção Técnica e Operação de Luz: Luís Silva
Construção de Cenografia: Josué Maia e Aldina Jesus
Créditos de Imagens e Slides: Amendoas, Ana Mendes, Ashraf Amra, Cameron Strandberg, Calyponte, Contando Estrelas, David Mark, Diogo Duarte, Dmitry Muravsky, Elekes Andor, Esquerda.net, European Union, Gage Skidmore, Gallwis, Ggia, Hipersyl, Houssain tork, Johannes Geiger, José Prego, Justin Hobson, Kafeel Ahmed, Kari Greer, Lula Oficial, Matthew Klint, Metro Centric, Michael Vadon, Mikael Colville-Andersen, Oficial White House/Shealah Craighead, Paulete Matos, ProtoplasmaKid, Rafael Medeiros, Renato Roque, Seoane Prado, SiV-Athens, Spiff, Standardwhale, Tyler Merbler, U.S. Army/Staff Sgt. Jeremiah Runser e werbefotos.
Vídeos de Divulgação: João Gambino
Fotografia de Divulgação: José Carlos Duarte, Manuel Loureiro, Gonçalo Costa Rebelo e Sofia Bernardo
Comunicação: Mafalda Guedes Vaz
Produção Executiva: Luna Rebelo e Sofia Bernardo
Produção: Formiga Atómica
Coprodução: CCB – Centro Cultural de Belém, CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Centro Cultural de Lagos,  RTP – Rádio e Televisão de Portugal, Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, Teatro Ribeiro Conceição, Teatro Sá da Bandeira - Santarém e Théâtre du Point du Jour
Parcerias: CET - Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) / Teatro Helena Sá e Costa (THSC), Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
Agradecimentos: Pedro Andrade, Ivo Meco, Anabela Almeida, Catarina Requeijo, João Moreira da Silva, João Sousa, Teresa Gentil e Vasco Barroso

A Formiga Atómica é uma entidade apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,734,285