"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

A Prova do Tempo

A Lumina Galeria apresenta uma exposição de fotografia que propõe o encontro entre dois corpos de trabalho autónomos, realizados em momentos distintos, mas unidos por um território simbólico comum: a representação de traços da identidade portuguesa através dos seus rituais pagãos e religiosos.

7 Fev a 28 Mar 2026

Lumina Galeria
R. Actor Vale 53A, 1900-024 Lisboa
Preço
Entrada livre
Com curadoria conjunta das autoras e da Lumina Galeria, a exposição reúne obras de Inês Gonçalves (nascida nos anos 1960) e Ana Paganini (anos 1990) que revelam ter surpreendentes afinidades temáticas, formais e simbólicas.

Curiosamente, ambas as fotógrafas registaram, aos 30 anos, protagonistas da festa brava: Inês Gonçalves fixou os toureiros a pé e o ambiente dos ganadeiros; Ana Paganini acompanhou os forcados e procurou, por outro lado, dar visibilidade à participação da mulher no toureio a cavalo. Paralelamente, partilham um interesse profundo pelas festas religiosas populares, pelas procissões e romarias, onde a fé se manifesta de forma colectiva, inscrita no corpo e no espaço público.

No diálogo entre fé e tauromaquia, a fotografia afirma-se como linguagem de memória e interpretação de um património simbólico onde o sagrado e o profano coexistem. Reunindo dois olhares de grande sensibilidade e rigor estético, A Prova do Tempo não pretende fixar uma leitura definitiva da tradição, mas abrir um espaço de contemplação e pensamento sobre a permanência e a transformação do legado cultural.

A acompanhar estes trabalhos teremos no Le Mur – um território de encontro entre a fotografia e outras práticas artísticas com curadoria de Rute Reimão – a instalação de Sebastião Castelo Lopes O som de fazer o último poema, uma obra em que a parede deixa de ser superfície de reflexão para se tornar resistência.

A Lumina Galeria é um novo espaço dedicado à fotografia documental e de autor e pensado para um público atento, curioso e receptivo ao investimento em arte. Inaugurada em Novembro de 2025, apresenta agora a sua segunda exposição, A Prova do Tempo.

Horário: 
Quarta a sexta 15h00 / 19h00
Sábado até às 20h00
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
119,834,398