Teatro
Victor Hugo Pontes já ensaia a nova produção própria do Teatro Nacional São João
A 12 de março, o TNSJ estreia a primeira produção própria de 2026 e do seu novo diretor artístico. Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem é um espetáculo que remistura em cena a obra dramática e poética de Manuel António Pina, com composição musical de A Garota Não.
12 Mar a 12 Abr 2026
Em março, o Teatro Nacional São João estreia a primeira produção própria de 2026 e do seu novo diretor artístico, Victor Hugo Pontes. Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem é o título do espetáculo criado a partir da obra de Manuel António Pina (1943-2012), que abraça todas as proveniências das palavras do poeta e jornalista portuense – o teatro, a poesia, as crónicas – para construir um universo (en)cantado, acrobático e compósito.
Dirigido pelo encenador e coreógrafo Victor Hugo Pontes, que em setembro de 2025 iniciou funções como diretor artístico do Teatro Nacional São João, o espetáculo é musicado por A Garota Não, um dos nomes mais vibrantes da música popular portuguesa contemporânea, que aqui faz a sua estreia no universo das artes performativas. Espetáculo musico-cénico,Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem celebra o mundo às avessas de um dos maiores poetas portugueses (Prémio Camões de 2011) e autor da mais prolixa e importante obra dramática portuguesa para a infância e juventude.
Os ensaios do espetáculo arrancaram no início de janeiro e decorrem no Clube dos Fenianos Portuenses até ao final de fevereiro, instalando-se depois no palco do Teatro São João até à estreia.
Neste projeto, Victor Hugo Pontes conta com o elenco residente do TNSJ, que este ano tem dois novos intérpretes, Ana Afonso Lourenço e Marco Olival. Com Joana Carvalho, Patrícia Queirós, Pedro Almendra e Pedro Frias compõem o atual leque de atores da casa. A interpretação do espetáculo conta ainda com Jorge Mota, Catarina Carvalho Gomes, Daniel Teixeira Pinto, José Santos e Siobhan Fernandes, que, à exceção do primeiro, foram selecionados em audições públicas.
A nova produção própria do São João está em cena ao longo de um mês, de 12 de março a 12 de abril, não havendo sessões no fim de semana da Páscoa. Com a duração de 1:20, legendagem em inglês e classificação etária para maiores de 6 anos, é um espetáculo para todas as idades.
Durante a careira do espetáculo, há ainda um concerto, uma conversa e dois filmes no Teatro São João, que exploram o universo de Manuel António Pina. A 14 de março, A Garota Não canta as canções que escreveu para o espetáculo e outras composições dos seus três discos, em Um Concerto Acústico especial no interior da cenografia de Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem. A 21 de março, Estão todos a ver onde o autor quer chegar?: Uma Conversa junta Rui Lage, Gonçalo M. Tavares, Osvaldo Manuel Silvestre, Rosa Maria Martelo e João Luiz para conversar sobre literatura. A 28 de março, a Sala Ricardo Pais projeta Dois Filmes sobre Manuel António Pina: As Casas não Morrem (2014), uma longa-metragem de Inês Fonseca Santos (60’’), e Um sítio onde pousar a cabeça (2011), uma curta-metragem de Alberto Serra e Ricardo Espírito Santo (14’’).
Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem tem dramaturgia de Jacinto Lucas Pires e Victor Hugo Pontes, cenografia de Fernando Ribeiro, desenho de luz de Wilma Moutinho, desenho de som e sonoplastia de Francisco Leal, figurinos de Luís Carvalho, apoio vocal de Ana Celeste Ferreira e apoio ao movimento e direção de Cátia Esteves.
Mais informações em Falsas Histórias Verdadeiras: Uma Pina Colagem.

