"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Lucidez

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) anuncia o início da circulação nacional de 2026 da criação Lucidez, de Nélia Pinheiro, com apresentação dirigida a público geral, no dia 7 de fevereiro, às 21h30, no Teatro-Cine de Gouveia, integrada na programação regular do teatro.

7 Fev 2026  |  21h30

Teatro-Cine de Gouveia
Av. 1º de Maio, 6290-541 Gouveia
Estreada em 2022, Lucidez é interpretada por cinco bailarinos e tem realizado, desde então, inúmeras apresentações a nível nacional, no continente e nas ilhas, afirmando-se como uma das criações com maior continuidade no repertório recente da CDCE. Inspirada no pensamento e na obra de José Saramago, a obra propõe uma reflexão sobre a lucidez como gesto coletivo e político, colocando o corpo como espaço de pensamento. O processo de criação integra uma investigação do movimento a partir da teoria das cordas, entendida como campo conceptual e físico que informa a organização do corpo no espaço, a relação entre tensão e vibração, continuidade e fragmentação, traduzindo princípios científicos em linguagem coreográfica.

Os figurinos são de José António Tenente e o desenho de luz de Nuno Meira. A criação resulta de uma coprodução entre a CDCE e o Município de Évora, com o apoio da Fundação José Saramago.

A agenda da companhia encontra-se preenchida até ao final do ano, assinalando esta apresentação em Gouveia como o momento de abertura da circulação de 2026.

A CDCE é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Saiba mais aqui 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,923,319