"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Primeiras Impressões

Em Primeiras Impressões, António Domingos desenvolve um trabalho situado entre a fotografia e a pintura, partindo da observação de superfícies arquitetónicas transformadas pelo tempo e pelo uso. 

7 Fev a 28 Fev 2026

Cooperativa Árvore
R. de Azevedo de Albuquerque, 1, 4050-091 Porto
Preço
Entrada livre
Ao isolar fragmentos de paredes, portas e janelas, o artista retira-os do seu contexto funcional e transforma-os em composições minimalistas que se aproximam da abstração. Materiais industriais como madeira, metal e betão passam a ser tratados como matéria plástica, evocando a lógica do ready-made. Através de intervenções digitais que simulam gestos pictóricos, as imagens são convertidas em superfícies estratificadas, onde camadas, marcas e cores criam um espaço híbrido entre fotografia e pintura. O projeto propõe uma reflexão sobre a relação entre tempo, matéria e imagem, questionando a persistência da pintura num contexto tecnológico contemporâneo.

Biografia:
António Domingos nasceu no Porto, em 1957. Licenciou-se em Pintura pela FBAUP, e expôs individualmente ao longo dos anos. Recentemente, o artista adotou a fotografia como meio principal, usando imagens de superfícies marcadas pelo desgaste do tempo como suporte para dar continuidade à sua prática pictórica. O trabalho assenta numa abordagem minimalista, onde a simplicidade formal funciona como ponto de partida para uma investigação visual mais profunda. Ao observar superfícies banais e frequentemente ignoradas, procura nelas estruturas fundamentais, como linhas verticais e horizontais que organizam o espaço. Com enquadramentos rigorosos, orientados pela Proporção Áurea, transforma superfícies corroídas e enferrujadas em composições abstratas, convidando à contemplação da beleza da simplicidade e da ordem escondida no aparente caos do quotidiano.

7 a 28 de fevereiro Sala 3
Inauguração: 7 de fevereiro, às 16h
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,934,401