"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Scripto-Monumento de Adélia Santos Costa

Scripto-Monumento é uma exposição que decorre do projecto de investigação doutoral intitulado Scripto-Monumento: A escrita-monumento como encontro e reencenação na prática artística – Análise e experimentação a partir de memoriais.

7 Fev a 28 Mar 2026

Lugar do Desenho | Fundação Júlio Resende
Rua Pintor Júlio Resende, 346 - Valbom 4420-534
Este estudo explora a significação da escrita no monumento com foco no uso da palavra como estratégia performativa e relacional em monumentos e memoriais associados a conflitos e traumas colectivos, tendo como base o Memorial Fronteira da Paz, em Vilar Formoso, e outros monumentos congéneres europeus. A investigação conceptualiza a escrita como monumento que não se limita a verificar o que aconteceu, mas cria a realidade que ela própria nomeia. A performatividade da escrita permite actualizar novos modos relacionais na ligação entre monumento e espectador. Através de uma participação activa do indivíduo na monumentalidade contemporânea, a escrita-monumento é ensaiada como linguagem performativa no espaço público, a partir da activação de uma escrita que procura o encontro e a inclusão comunitária, propondo reverter, assim, o signo invisível que permeia a monumentalidade.

Baseada numa prática artística, a investigação analisa e experimenta novos modos relacionais da escrita e da apreensão da epígrafe no espaço público, explorando o seu potencial crítico de encontro e reencenação a partir de uma escrita performativa capaz de criar a sua própria realidade. Através de um processo de rendição, cada obra artística entrega-se à palavra do outro a partir do momento em que se baseia em testemunhos e os transforma numa promessa. Desde o momento em que a palavra escrita entra no espaço memorial como um acto corporizado, uma metamorfose ocorre. O que antes foi, agora é.

NOTA BIOGRÁFICA
Adélia Santos Costa, n. 1989 | Porto, Portugal, é artista plástica e investigadora no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ads, Porto). 
Desde 2017, tem vindo a realizar uma investigação centrada na escrita-monumento como encontro e reencenação da prática artística, com especial foco nas epígrafes dos memoriais decorrentes de conflitos.
A sua prática artística concentra-se nas problemáticas do monumento e da palavra escrita como forma única de inscrição do ser humano.
Diários, testemunhos (escritos ou orais) e documentação em arquivos são elementos fundamentais no seu trabalho, cuja prática interdisciplinar explora o desenho, escultura, vídeo, som e instalação. Desenvolveu um trabalho colaborativo com o núcleo museológico Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, em Vilar Formoso, entre 2021 e 2025.
O presente trabalho realizou-se no contexto da Bolsa de Doutoramento conc edida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência: 2021.04791.BD).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,015,790