Dança
Dança Participativa - Dança na Escola - Oficina de Dança Contemporânea para crianças
No dia 10 de fevereiro tem início a segunda etapa do projeto Dança Participativa, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), dirigida a escolas do 1.º ciclo do concelho de Évora, entre fevereiro e junho de 2026.
10 Fev a 28 Jun 2026
O DANÇA PARTICIPATIVA desenvolve uma programação que inclui oficinas de dança contemporânea – Dança na Escola, assistência a ensaios abertos e espetáculos, visitas culturais, conversas e encontros com artistas nas escolas. As atividades assentam numa abordagem de educação artística não formal, incentivando a experimentação, a participação ativa e a aproximação aos processos de criação artística.
Entre fevereiro e junho de 2026, o projeto percorre vários estabelecimentos de ensino do concelho de Évora, em contextos urbanos e rurais. A atividade DANÇA NA ESCOLA – Oficina de Dança Contemporânea para Crianças destina-se a turmas do 1.º ao 4.º ano, com sessões de 60 minutos realizadas no próprio espaço escolar, articulando a dança com temas e aprendizagens adequados a cada ano de escolaridade. Sempre que possível, o trabalho desenvolvido nas oficinas estabelece ligação com espetáculos e ensaios abertos da programação artística da CDCE no mesmo período.
A primeira oficina realiza-se na Escola Básica da Horta das Figueiras, seguindo-se as escolas básicas do Bairro de Almeirim, do Frei Aleixo e a Escola Básica e Jardim de Infância de São Sebastião da Giesteira. A participação em todas as atividades é gratuita, mediante inscrição prévia.
No mesmo percurso, o projeto integra ações de proximidade, como Artistas na Escola, com a visita-oficina da artista plástica Ana Baleia, no dia 12 de fevereiro, entre as 10h00 e as 16h00, na Escola Básica do Bairro de Almeirim, bem como Visitas Culturais, que incluem a assistência a espetáculos da programação da CDCE. Está igualmente prevista a realização de momentos de partilha informal no final do percurso em cada escola, envolvendo alunos, docentes e comunidade educativa.
Com o objetivo de democratizar o acesso à dança contemporânea na região de Évora, o DANÇA PARTICIPATIVA promove o desenvolvimento criativo, estético e relacional das crianças, reforçando a ligação entre arte, escola e comunidade. O projeto prevê ainda o registo dos processos desenvolvidos em cada escola, contribuindo para a memória e continuidade do trabalho realizado.
O projeto integra a programação de 2026 da CDCE e conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto, da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Évora, bem como com a colaboração das escolas envolvidas.
>> Mais informações

