"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Cinema e Vídeo

MONSTRA celebra os 50 anos da Aardman

Festival começa a 12 de março em Lisboa, reforçando também o seu  Programa de Indústria com grandes nomes da animação internacional.

12 Mar a 22 Mar 2026

Lisboa
Rua de São José, 55, 1150-321 Lisboa

A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, que realiza de 12 a 22 de março a sua 25ª edição, volta a afirmar-se como um dos principais pontos de encontro da animação internacional, apresentando uma programação que cruza memória, criação contemporânea e reflexão profissional.

Exposição "Olá Vasco Granja! A arte dos amigos do Pai da Pantera Cor-de-Rosa"

A Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, acolhe, a partir de 7 de março, a exposição "Olá Vasco Granja! A arte dos amigos do Pai da Pantera Cor-de-Rosa", que reúne peças e documentos do espólio de Vasco Granja, figura maior da divulgação do cinema de animação em Portugal. Patente ao público até 4 de abril, estarão expostos cerca de 125 desenhos sobre papel e acetato de realizadores e grandes nomes da animação internacional, como Zbigniew Czernelecki ("O lápis mágico"), Richard Williams ("A Christmas Carol"), Zlatko Grgi? ("Professor Baltazar") ou Norman McLaren, assinalando o legado e a importância do seu trabalho para várias gerações.

50 anos da Aardman

Nesta edição, o festival dedica duas sessões retrospetivas para assinalar os 50 anos da Aardman, estúdio britânico incontornável da animação mundial. A programação pretende celebrar o humor, a inovação técnica e a influência duradoura deste estúdio inglês, e inclui várias obras emblemáticas, como "Wallace & Gromit" e "Shaun the Sheep" (Ovelha Choné), assim como alguns episódios de "Morph", a primeira série realizada em 1976 pela Aardman, uma criação de Peter Lord.

Instalação "Lugares Invisíveis | MUSEU"

A MONSTRA associa-se ao Museu Nacional da Música apoiando a sua nova instalação permanente "Lugares Invisíveis | MUSEU" da autoria do compositor português Carlos Caires e do artista italiano Andrea Tamburrino (TAMBOO). Assim, a partir do dia 7 de fevereiro o público poderá conhecer esta experiência fortemente interativa, utilizando as suas mãos para despertar e manipular um sistema sonoro imersivo, em diálogo com uma componente visual. Desenvolvido no âmbito do simpósio Cultura e Sustentabilidade: Projecto DME 2020, o projeto tem sido apresentado em diversos contextos e ganha agora, numa versão criada especialmente para este espaço, uma componente de vídeo generativo interativo. O visitante é convidado a escutar sons da floresta, procurar pássaros e outros animais, deslocar o som através do movimento dos braços, tocar instrumentos musicais escondidos no espaço ou, ao juntar as mãos, transportar-se para um novo ambiente, um escritório, onde surge uma paisagem sonora composta por máquinas e aparelhos elétricos.

Estas exposições juntam-se a "60 Anos de Animação de Marionetas da Letónia - Estúdio Anim?cijas Brig?de" que inaugura a 13 de fevereiro no Museu da Marioneta em Lisboa e que surge no seguimento da grande retrospetiva que o Festival vai dedicar à cinematografia letã.

Programa INDÚSTRIA MONSTRA 

Nesta edição, a MONSTRA reforça o seu Programa de Indústria, que surge com uma nova estrutura pensada para potenciar o encontro, a formação e o crescimento de projetos e profissionais do setor.

Organizado em torno de três grandes eixos, CONVERSAS, OFICINAS e MONSTRA PRO, o programa propõe um espaço dinâmico de partilha de conhecimento, reflexão crítica e networking. As CONVERSAS incluem masterclasses, conversas e estados da arte, as OFICINAS integram workshops e formações especializadas e a MONSTRA PRO reúne apresentações de projetos, encontros profissionais, reuniões, painéis e mesas redondas.

Um dos grandes destaques do Programa de Indústria é a presença de autores internacionais de referência, que integram retrospetivas dedicadas à sua obra e participam ativamente nas atividades do programa, nomeadamente através de masterclasses. Entre estes destaques encontra-se a masterclasse de Michèle Lemieux, um complemento à retrospetiva que lhe será dedicada, com a exibição de  "Stormy Night, Here and the Great Elsewhere", "The Painting", entre outros filmes, que percorrem o universo criativo da autora e a singular técnica do ecrã de agulhas.

O programa inclui ainda a uma masterclasse de Vladimir Leschiov e Pierre Yves Drapeau, que pretende aprofundar os processos criativos e as trajetórias autorais na animação contemporânea. Neste quadro será ainda programada a Retrospectiva Vladimir Leschiov, com a exibição de títulos como "Granddad’s Honey", "Insomnia", "Lost in Snow", "Waiting for the New Year", "Comeback" e "Wings and Oars", este último integrado na Cerimónia de Abertura do festival. Outro momento central do Programa de Indústria é a Masterclasse dos Irmãos Quay, acompanhada de uma retrospetiva que inclui obras marcantes como "Street of Crocodiles", "In Absentia" e "Maska." Os realizadores regressam à MONSTRA após terem vencido o Grande Prémio Longas — RTP com "Sanatório sob o Signo da Clepsidra" na edição de 2025.

No âmbito da MONSTRA PRO, destacam-se dois momentos dedicados à cooperação internacional e ao fortalecimento de redes profissionais: o Encontro de Produtores de Animação Ibero-Americanos e Bálticos, que reúne produtoras para sessões de apresentação, networking e desenvolvimento de parcerias estratégicas oriundas da Letónia, o país convidado deste ano do festival, Lituânia, Estónia, Portugal, Espanha e América Latina; e a MONSTRA Summit – Produtores de Animação Ibero-Americanos e Bálticos, que decorre no Instituto Cervantes de Lisboa e que pretende ser um momento de reflexão do Encontro de Produtores.

Com este programa renovado, o festival consolida-se como um espaço privilegiado de exibição, reflexão e encontro, cruzando públicos, criadores e profissionais, e reforçando o seu papel enquanto plataforma internacional de referência para o cinema de animação.

Muito em breve serão divulgados mais destaques desta edição do Festival.

A MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa conta com o apoio do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Instituto do Cinema e do Audiovisual, Europa Criativa MEDIA e da Câmara Municipal de Lisboa. 

>> Site Oficial

Passatempos

Visitas
119,966,649