Exposições
Museu Soares dos Reis recebe obras emblemáticas do MNAA
O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) acolherá, durante o ano 2026, um ciclo de quatro exposições constituídas por bens culturais emblemáticos do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), integradas na programação anual do MNSR dedicada ao tema «Cruzamentos Artísticos».
12 Fev a 12 Abr 2026
O programa “MNAA no MNSR” propõe o diálogo entre coleções, contextos e linguagens, reforçando uma abordagem interinstitucional, interdisciplinar e contemporânea.
Este programa decorre do encerramento temporário do Museu Nacional de Arte Antiga para obras de requalificação dos seus edifícios e espaços.
A primeira exposição «Sequeira: os Estudos Finais» abre a 12 de fevereiro, estando a sua apresentação pública marcada para 19 de fevereiro, pelas 18h00, onde se inclui uma Conversa Cruzada, dedicada aos desenhos de Sequeira, entre Alexandra Markl (MNAA) e Ana Paula Machado (MNSR).
De regresso a Roma, já nos últimos anos de vida ativa, Domingos António de Sequeira (1768-1837) realiza os quatro desenhos preparatórios para a série de composições sobre os temas da Adoração dos Magos, Descida da Cruz, Ascensão de Jesus e Juízo Final. Os cartões, da coleção do MNAA, estarão de visita ao MNSR, onde vêm encontrar-se com outros estudos avulsos para as mesmas obras.
As quatro exposições previstas ao longo do ano apresentarão obras de referência das coleções do MNAA, proporcionando leituras renovadas em diálogo com os espaços, as coleções permanentes e o enquadramento conceptual do MNSR. “Este intercâmbio visa enriquecer a experiência do visitante, fomentar a participação dos públicos e reforçar a relevância dos museus enquanto plataformas ativas de criação de conhecimento e de fruição cultural”, sublinha António Ponte, Diretor do MNSR.
No âmbito do plano de rotatividade da Exposição de Longa Duração do MNSR, a realizar em fevereiro, será exposta a pintura Adoração dos Magos (peça do MNAA), juntamente com desenhos, de Domingos Sequeira, pertencentes à coleção do MNSR. Assim, durante o ano de 2026, as pinturas Adoração dos Magos e Descida da Cruz irão permanecer, lado a lado, no Museu Nacional Soares dos Reis.
O programa “MNAA no MNSR” afirma-se como um compromisso estratégico de colaboração entre museus nacionais, promovendo a circulação de coleções, o trabalho conjunto entre equipas e o desenvolvimento de novas perspetivas curatoriais. Esta cooperação permite dar continuidade à missão pública do MNAA – reunir, conservar, estudar e partilhar um património de vocação nacional – mesmo num período em que o museu se encontra de portas fechadas.
Calendário de Exposições do Ciclo “MNAA no MNSR”
- Exposição «Sequeira: os Estudos Finais» | fevereiro a abril
- Exposição «Cavaleiro Faria» | abril a junho
- Exposição «Miniaturas, vários suportes e linguagens» | julho a setembro
- Exposição «Jóias de Goa» | outubro a dezembro
Inscrições para a Conversa Cruzada AQUI

