Exposições
"Bloom: The Act of Remembrance" de Dagmar Van Weeghel
A aclamada fotógrafa neerlandesa Dagmar van Weeghel apresenta em Portugal na galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE a sua mais recente série na exposição “BLOOM – The Act of Remembrance”.
11 Fev a 18 Abr 2026
Em colaboração com mulheres de ascendência africana residentes em diversos países europeus, Dagmar Van Weeghel cria retratos contemporâneos que dialogam com “cartes de visite” oitocentistas, questionando as pretensões de neutralidade e verdade tradicionalmente atribuídas à fotografia.
A série, desenvolvida ao longo de quatro anos de intensa investigação e prática artística, integra obras fotográficas coloridas manualmente com pigmentos produzidos a partir de flores forrageadas pela própria artista, impressões em platina paládio e antotipias que sublinham simultaneamente a fragilidade e a (im)permanência da imagem e do arquivo. “BLOOM: The Act of Remembrance” exibe inclusivamente o maior antotipo do mundo (54x100cm): um tipo de impressão produzida sem recurso a câmara, obtida pela exposição solar de papéis impregnados com pigmentos produzidos a partir de centenas de flores.
A história da botânica funciona em “Bloom” tanto como metáfora quanto como material. Inspirada por um manual francês de 1818, posteriormente republicado como "A Linguagem Vitoriana das Flores" – que catalogava cerca de 300 significados florais usados socialmente no século XIX – Dagmar Van Weeghel mobiliza a floriografia como ferramenta de leitura: uma linguagem popular, muitas vezes secreta, que codificava sentimentos e códigos sociais. Muitos significados florais estavam ligados à pseudociência vitoriana, marcada por questões de género e racismo.
Após a estreia em Lisboa, “BLOOM” segue para os Países Baixos, onde integrará a secção Past and Present da prestigiada feira UNSEEN PHOTO, agora parte da Art Rotterdam, que decorrerá entre 26 e 29 de Março, no Rotterdam Ahoy.
O projecto posiciona a fotografia como um arquivo vivo e como um acto contínuo de rememoração.

