Teatro
“A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner ganha adaptação original para teatro musical
Plateia d’Emoções estreia nova peça no Coliseu do Porto, com texto e letras do apresentador televisivo Hélder Reis e música de Carlos Meireles. Até à Páscoa e para lá dela, a companhia artística gaiense terá também em cartaz “Anne Frank – O Musical” e “Os Três Porquinhos”, em várias cidades.
1 Mar 2026 | 17h00
Mas é “A Menina do Mar – O Musical” a novidade de arranque de ano da Plateia, com texto e letras do conhecido apresentador televisivo Hélder Reis e música original de Carlos Meireles, profissional com provas dadas tanto no registo teatral como musical e que tem no seu percurso colaborações com obras de Filipe La Féria.
“A partir da obra original, e com a mestria do Hélder Reis e do Carlos Meireles, bem como com a total entrega da equipa criativa e técnica (num total de 20 elementos), conseguimos criar um musical diferente, com uma energia vibrante e contagiante, como o público terá oportunidade de apreciar”, salienta Cátia Tavares, produtora executiva da Plateia d’Emoções e atriz que se notabilizou em produções como “Chiquititas”, “Morangos com Açúcar” e “West Side Story”, entre outras.
Após a estreia na emblemática sala de espetáculos portuense, a peça baseada na obra de Sophia de Mello Breyner entrará em cena em várias cidades, até início de maio.
A tournée contempla, para já, o Cine-teatro Garret, na Póvoa de Varzim (a 4 e 5 de março), o Cineteatro Messias, na Mealhada (de 12 a 14), o Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel, no Porto (de 25 a 27), a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital (de 16 a 18 de abril), o Centro Cultural de Tábua (nos dias 20 e 21), o Auditório da Tuna Mozelense, em Santa Maria da Feira (a 23 e 24), e o Auditório São Vicente, em Alfena (de 29 de abril a 1 de maio). Datas que preveem sessões para a comunidade escolar (de manhã e de tarde) e para o público, em geral (ver agenda detalhada em anexo).
Com dezenas de reedições, "A Menina do Mar" é o primeiro e um dos mais conhecidos contos de Sophia de Mello Breyner para a infância, fazendo parte do Plano Nacional de Leitura. Foi editado pela primeira vez em 1958 e ilustrado por vários artistas ao longo de décadas.
O texto foi inspirado numa história incompleta que a mãe da autora lhe tinha contado, sobre uma menina que vivia nas rochas, a que Sophia juntou o seu símbolo de felicidade suprema, que era tomar banho de mar.
É a história, de amizade, de um menino que vive numa casa branca voltada para o areal e que um dia encontra no mar que o banha uma menina de cabelos azuis a dançar, com um polvo, um caranguejo e um peixe. Bailarina da "Grande Raia", uma rainha marinha, que sobre ela mantém vigilância apertada, não consegue realizar o seu sonho de conhecer terra firme, onde mora o rapaz. Inclusive porque não consegue sobreviver longe da água. O rapaz, por sua vez, tem o desejo de conhecer o fundo do mar. O enredo gira em volta da tentativa do par em realizar os seus sonhos, aparentemente irreconciliáveis. Mas, a alegria, a amizade e a saudade conduz os dois para lá das diferenças e juntam-nos numa vida no fundo do oceano.
“Em palco seremos abraçados pela musicalidade das ondas, o aroma das marés, a emoção dos sentimentos puros e a verdadeira cor da dança que o mundo pode ser. Numa linguagem teatral contemporânea, irreverente e cativante, desde o primeiro momento, mergulhamos no poder das palavras de uma das maiores autoras portuguesas, que coloca os valores da amizade acima das diferenças e de tudo mais”, sintetiza Fernando Tavares, diretor artístico da Plateia d’Emoções, a quem competiu a encenação e a cenografia de “A Menina do Mar – O Musical”.
Entretanto, a companhia gaiense entra no novo ano com mais duas peças de teatro musical. “Anne Frank – O Musical” sobe novamente aos palcos em várias cidades, para uma terceira temporada. O arranque aconteceu no anfiteatro maior da Póvoa de Varzim, o Cine-teatro Garret, no final de janeiro. As últimas sessões decorrerão no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de 19 a 21 de março.
Quase simultaneamente, e noutros palcos, a Plateia d’Emoções leva “Os Três Porquinhos – O Musical” a outras plateias. A começar no Auditório da Filarmónica de Chãs, em Leiria (5 e 6 de março), e a acabar no Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira (28 e 29 de abril). Igualmente com sessões para a comunidade escolar e público.
“A Menina do Mar - O Musical” – Sessões:
• 1 de março, Porto, Coliseu do Porto Ageas. Sessão de estreia, para público, às 17h00
• 4 e 5 de março, Póvoa de Varzim, Cine-teatro Garret. Sessões para a comunidade escolar às 10h30 e 14h30, em ambos os dias
• 12, 13 e 14 de março, Mealhada, Cine-teatro Messias. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, nos dias 12 e 13; e para o público às 16h00, no dia 14
• 25, 26 e 27 de março, Porto, Grande Auditório do Vilar Oporto Hotel. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, nos dias 25 e 26, e, no último dia, às 10h00
• 16, 17 e 18 de abril, Oliveira do Hospital, Casa da Cultura César Oliveira. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, nos dias 16 e 17; e para o público às 16h00, no dia 18
• 20 e 21 de abril, Tábua, Centro Cultural de Tábua. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, em ambos os dias
• 23 e 24 de abril, Santa Maria da Feira, Auditório da Tuna Mozelense. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, em ambos os dias
• 29, 30 de abril e 1 de maio, Alfena, Auditório São Vicente. Sessões para a comunidade escolar às 10h00 e 14h30, nos dias 29 e 30; e para o público às 15h00, no dia 1 de maio
FICHA TÉCNICA - “A Menina do Mar – O Musical”:
Encenação e Cenografia - Fernando Tavares; Texto e Letras Originais - Hélder Reis; Música Original - Carlos Meireles; Assistente de Encenação - Bárbara Rocha; Ilustrações - Sónia Borges; Direção Musical e Vocal - André Lacerda; Coreografias - Marta Ramos; Desenho de Som - Rodolfo Cardoso; Desenho de Luz - Fernando Tavares; Redes Sociais - Bárbara Rocha e Beatriz Oliveira; Produção Executiva - Paula Tavares e Cátia Tavares. Duração - 65 minutos. Peça aconselhável para maiores de três anos.
Sobre a Plateia d'Emoções:
A Plateia d'Emoções é uma companhia artística sediada em Vila Nova de Gaia. Estreou-se em 2015 nas produções de teatro musical com a peça “Cinderela – A Magia do Musical”. O projeto teve continuidade com grandes êxitos, como “Pinóquio - Um Musical Para Sonhar”, “Capuchinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos”, “O Feiticeiro de Oz – Um Musical de Encantar”, “Via Crucis”, “Alice no Musical das Maravilhas”, “O Livro da Selva” e “Anne Frank – O Musical”. Para além da produção de espetáculos culturais destinados a um público generalizado, a ação da companhia passa, ainda, pela apresentação de musicais com conteúdos pedagógicos, destinados a crianças, escolas e famílias, em atuações que se desdobram por diversas salas de espetáculo nacionais.
>> Bilhetes

