"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Manuela Pimentel, Filipa Leal e Capicua discutem “O Poder da Palavra” - sessão de conversa “Ágora de Cá”

Qual o poder da palavra e de que forma empodera o seu emissor, num mundo saturado de mensagens, por vezes truncadas, outras adulteradas? 

24 Fev 2026  |  18h00

Zet Galeria
Rua do Raio, 175 B 4710-923 Braga
Preço
Entrada livre
Este é o ponto de partida para uma conversa que sentará à mesa a artista da exposição “Quando eu morder a palavra, por favor, não me apressem”, Manuel Pimentel, patente na ZET, em Braga, até 21 de março; a escritora e poetisa Filipa Leal e a rapper Capicua, numa conversa moderada pela curadora da exposição e diretora geral da ZET, Helena Mendes Pereira.

A 17ª sessão do programa de conversas “Ágora de Cá”, desenvolvido pela ZET, em Braga, será um dos pontos altos da tarde, que começa com a apresentação do catálogo da exposição “Quando eu morder a palavra, por favor, não me apressem”, de Manuela Pimentel.

Pela primeira vez, a ZET, em Braga, irá apresentar o catálogo da exposição com as obras expostas na galeria, permitindo criar um documento que explora a linguagem da artista de uma forma mais próxima da realidade visitável, indo de encontro às opções curatoriais tomadas, em conjunto, por Manuela Pimentel e pela curadora, Helena Mendes Pereira. “É uma ideia que temos vindo a amadurecer e que foi possível concretizar agora, com esta exposição. Depois de várias conversas com a artista, decidimos explorar a pequena topografia para transformar a galeria numa espécie de cidade, em que cada sala é uma rua ou uma praça que adota o nome do escritor que inspirou a Manuela a criar. O catálogo é, por isso, resultado de algo único criado para a ZET, em Braga”, refere a curadora, acrescentando: “Cada curador tem as suas opções, cada espaço tem as suas especificidades, e acreditamos que o catálogo sairá valorizado com as imagens da própria exposição, nomeadamente, as das obras concluídas in situ, que é o caso de ““Wars won’t truly end until women are at the peace table” - Doutora?Scilla?Elworthy”, que reflete sobre o facto de não haver mulheres nas mesas de negociação de paz e no benefício que seria se tal acontecesse”, finaliza.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,439,736