"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Gonçalo M. Tavares apresenta livro e oficina de escrita em Loulé

A 8 de março, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe um dos mais importantes escritores portugueses contemporâneos, Gonçalo M. Tavares, que virá apresentar um livro e uma oficina de escrita e imaginação.

8 Mar 2026  |  14h00

Biblioteca Municipal de Loulé
R. José Afonso s/n, 8100-593 Loulé

Com uma obra original, multifacetada e reconhecida internacionalmente, a sua escrita é inovadora, muitas vezes subversiva, rompendo com tradições clássicas e explorando lógica, linguagem, pensamento e imaginação de formas ousadas.

Durante quatro horas (das 14h às 18h), serão propostos exercícios práticos para explorar conceitos como erro e criatividade, objetividade e subjetividade, acaso, linguagem como base da arte, pensamento criativo, observação, identidade e muitos mais.

Gonçalo M. Tavares prima pelo rigor, estranheza, pensamento e invenção.

A oficina, destinada ao público em geral, é baseada na sua obra “O senhor Válery”.

Inscrições para biblioteca@cm-loule.pt. Confere-se diploma de participação.

A partir das 18h30, há mais uma sessão de “Livros Abertos”, com Gonçalo M. Tavares, que irá apresentar “O fim dos Estados Unidos da América”.

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970 em Luanda (Angola) e cresceu em Portugal. É escritor, poeta, dramaturgo e professor universitário. Os seus textos estão traduzidos em mais de 60 países e são lidos em dezenas de línguas.

“O fim dos Estados Unidos da América” é uma epopeia, satírica e distópica, que começa com a enigmática entrada da peste nos Estados Unidos da América. Ted Trash, fascista, extremista de direita, e Left Wing, extremista de esquerda, serão os responsáveis por uma segunda guerra civil no país. Pobres e ricos terão problemas entre si, e não serão poucos.

No meio disto está Bloom, o herói da epopeia, que terá um destino terrível, mas tentará, até ao fim, salvar a América, tendo sempre na cabeça a imagem de uma bela mulher, a mexicana La Rosa, que um dia conheceu num estádio. São várias as personagens desta epopeia: Johnston Bonne, engenheiro informático, maluco em absoluto, anarquista, tentará com processos alquímicos, e alguns fumos e festas exuberantes, ajudar o país; Jonathan & Mary, ativistas, no meio de tendas e algum nudismo, tentarão até à última lutar pelas suas utopias; Tirésias, profeta cego, fará oráculos decisivos; Dr. Robert, cientista, amigo de Bloom, tentará, com o seu racionalismo, e por vezes com Deus, a ser chamado uma solução; James, o coveiro, exercerá a sua função de forma exemplar; e Mack Morris, um adorador de nuvens, andará por lá, nem sempre a olhar para cima. Moscas tsé-tsé, borboletas e búfalos entrarão também, com diferentes papéis, nesta epopeia.

Esta é uma tragédia greco-americana. Pensamentos e ações, se os Deuses quiserem, estarão, portanto, presentes.

A apresentação da obra estará a cargo de Cobramor.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,504,335