Exposições
Metanoia IV, future imperfect
A Salto tem o prazer de convidar para a inauguração de Metanoia IV, future imperfect na próxima sexta-feira, dia 20 de fevereiro, pelas 18h.
20 Fev a 11 Abr 2026
Metanoia IV: future imperfect revisita obras e problemáticas da versão expositiva anteriormente apresentada, ao mesmo tempo que abre um campo mais instável e poroso, onde somos confrontados com uma constelação de perspectivas heterogéneas sobre os confrontos, os medos e as incertezas, mas também as armadilhas, manipulações e regimes de instabilidade que permeiam a existência contemporânea. Movendo-se entre configurações que funcionam como metáforas da experiência Moderna, mas também entre estados de hesitação — humores melancólicos, paisagens e objectos oníricos, ou fricções entre procedimentos orientados para o futuro e formas ancestrais —, a exposição percorre tanto regimes sensoriais e simbólicos humanos, quanto narratividades e possibilidades mais-do-que-humanas.
* Inspirado no significado da palavra grega antiga metanoia — enquanto mudança radical de pensamento —, Metanoia é uma plataforma curatorial nómada, iniciada por David Revés em 2023, dedicada à criação de diálogos entre pessoas, lugares, práticas, entidades, conceitos e pontos de vista de naturezas distintas e, por vezes, paradoxais, em torno de temas como finitude, extinção, ruínas, decadência ou temporalidades cumulativas, com o objectivo de revelar continuidades ocultas, intensificar zonas de tensão e especular sobre novas possibilidades de pensamento e de relação. Edições anteriores: Metanoia I, is there an end, beautiful friend? (Cité des Arts, Paris, 2023); Metanoia II, what remains? (Frappant, Hamburg, 2025).
Exposição / Exhibition
20.02.2026 — 11.04.2026
SALTO
Calçada Dom Gastão 5A
1900-193 Lisboa
Horário de abertura ao público / Opening Days:
Sexta e Sábado: 14h — 19h
Friday and Saturday: 2pm — 7pm

