Dança
Dia da Mulher a Dançar - 2ª Edição
Balletto celebra o Dia Internacional da Mulher com oferta de aulas de dança em Lisboa, Oeiras e Odivelas e iniciativa solidária.
5 Mar a 7 Mar 2026
Este ano, a iniciativa reúne 10 escolas de dança, distribuídas por Lisboa, Oeiras e Odivelas, que disponibilizam aulas dirigidas a mulheres a partir dos 16 anos, sem limite de idade.
Sob o mote “A dança como forma de empoderamento e solidariedade”, o objetivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher através do movimento, promovendo momentos de descoberta, partilha, bem-estar físico e fortalecimento da autoestima.
Uma oferta diversificada de estilos e horários
A iniciativa inclui uma ampla variedade de modalidades, permitindo que cada participante encontre a experiência que melhor se adapta ao seu perfil e nível de experiência.
Entre as aulas disponíveis encontram-se propostas de bem-estar focadas na resistência, postura e flexibilidade, com um toque de dança; ritmos latinos como Kizomba e Salsa; modalidades como Ballet, Contemporâneo, Lyrical Jazz, Hip Hop, High Heels e Flamenco; bem como experiências que convidam à exploração da sensualidade.
A programação privilegia horários sobretudo em período pós-laboral, incluindo igualmente opções ao sábado.
Participação solidária
A edição de 2026 introduz uma vertente solidária: a participação implica um donativo simbólico mínimo de 3€ por pessoa.
O valor reverte integralmente para a campanha GoFundMe “Apoio Kristin”, que apoia vítimas da depressão Kristin, com intervenção nas zonas de Leiria, Marinha Grande, Ferreira do Zêzere, Ourém, Pombal e Nazaré.
“Esta iniciativa é um convite a dançar”, afirma Sorana Ploata, Fundadora da Balletto e ex-bailarina profissional. “Um convite a encontrarmos, através do movimento, força e esperança. Esta segunda edição é ainda mais especial. Não podemos esquecer o impacto que os acontecimentos de janeiro e fevereiro tiveram na vida de milhares de pessoas. É importante agir. Por isso, associámos à iniciativa um donativo simbólico para apoiar as vítimas da depressão Kristin. Pode parecer um gesto pequeno, mas quando nos unimos, cada contributo faz a diferença.”
Como funciona
Cada participante poderá usufruir de 3 aulas oferta nas escolas parceiras.
O agendamento da primeira aula é feito através do formulário oficial da iniciativa, sendo as restantes agendadas diretamente com as escolas selecionadas.
As inscrições decorrem até 4 de março de 2026.
Algumas aulas estão sujeitas a um número mínimo de 4 participantes. Caso esse número não seja atingido, poderão ser reagendadas.
Escolas parceiras da iniciativa:
ARCADE DANCE CENTER - Benfica, Lisboa
ARTE & DANÇA - Odivelas
ARTX PROJECT - Alfragide, Amadora
CLUBE DE CARNAXIDE CULTURA E DESPORTO - Carnaxide, Oeiras
CONFIDANCE - Algés, Oeiras
DANCESPOT - Lumiar, Lisboa
KLASSIK - Alvalade, Lisboa
MALOCA - Penha de França, Lisboa
MOVIMENTO PRESENTE - Lumiar, Lisboa
ZARANDA - Benfica, Lisboa
Para inscrições e mais informações: https://forms.gle/JcWTnPnptvyvEnwM9
Sobre a Balletto: A Balletto é uma loja multimarca dedicada a fornecer roupa, calçado e acessórios de dança de alta qualidade. Fundada por Sorana Ploata, ex-bailarina profissional, no início de 2024. A Balletto é um projeto que ambiciona unir a comunidade artística, contribuir para o desenvolvimento cultural dos jovens e apoiar o desenvolvimento de diferentes estilos de dança.

