"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Raia, Identidades e Contrabando: A Fronteira Invisível

Na raia, mais do que uma linha no mapa, a fronteira foi espaço de encontro, de risco e de resistência. Na aldeia de Esperança, em Arronches, o Festival Terras sem Sombra revisita memórias de contrabando e identidade numa experiência de património vivo.

28 Fev 2026  |  15h00

Igreja de Nossa Senhora da Esperança
Largo da Igreja 9 1, 7340-122 Esperança (Arronches)
Preço
Entrada livre
No fim de semana inaugural da 22.ª edição, o Festival Terras sem Sombra ruma ao concelho de Arronches. A atividade no âmbito do património cultural tem como tema «Raia, Identidades e Contrabando: A Fronteira Invisível», numa ação organizada em parceria com os Municípios de Arronches (Portalegre) e La Codosera (Badajoz). A guiar os participantes vão estar Dulce Simões (Antropóloga e investigadora do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) e José António Falcão (Historiador de Arte e investigador do Centro de Estudos Globais, Universidade Aberta), numa visita à aldeia de Esperança que se inicia na Igreja paroquial, magnífico templo do século XVI, para, depois, se dirigir ao lugar de Marco detentor de uma singularidade: ali, localiza-se a ponte internacional mais pequena do mundo, com seis metros de comprimento.

A atividade de sábado propõe uma leitura da fronteira como espaço histórico e social ainda presente no quotidiano de Arronches. Este território situa-se numa das fronteiras mais antigas da Europa, definida em 1297 pelo Tratado de Alcanizes. No século XX, o contrabando tornou-se uma prática recorrente de subsistência, criando redes informais entre aldeias portuguesas e espanholas. A raia foi também espaço de passagem de refugiados e opositores políticos, deixando marcas na memória coletiva.
Visita guiada gratuita, integrada no programa do Festival Terras sem Sombra.

Fotografia: Câmara Municipal de Arronches
Ponte Internacional do Marco
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
120,842,589