"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Robert Wiley: Build, Branch, Bind

Build, Branch, Bind apresenta uma seleção focada de esculturas recentes do artista Robert Wiley, cuja prática se desenvolve na interseção entre o conhecimento material, o artesanato técnico e o terreno mutável entre o intelecto e a emoção.

26 Fev a 2 Abr 2026

Appleton - Associação Cultural
R. Acácio de Paiva 27 r/c, 1700-004 Lisboa
Preço
Entrada livre
Formado em artes plásticas e também trabalhando na área de conservação e restauração, Wiley move-se fluidamente entre o rigor científico e a criação intuitiva e exploratória. O seu trabalho propõe que a escultura pode funcionar simultaneamente como investigação e como sentimento — um registo em evolução do envolvimento meditativo com materiais, memória e as complexidades silenciosas da experiência vivida.

Em vez de começar com a intenção de moldar «objetos de arte» discretos, esta exposição trata os materiais como locais para vaguear. O seu processo privilegia o toque, a repetição e uma lentidão atenta, permitindo que as formas surjam organicamente a partir de acumulações de gestos, recordações e encontros com o quotidiano. O vidro, uma das suas disciplinas técnicas há muito praticadas, está ao lado da madeira, do arame, do metal e de uma variedade de fragmentos encontrados ou descartados. Estes elementos são tratados não como componentes secundários, mas como colaboradores ativos, cada um carregando histórias que influenciam a direção do trabalho. Ao combinar tradições artesanais altamente desenvolvidas com uma curiosidade pelo descartado e negligenciado, Wiley cria estruturas que mantêm tanto a precisão do estúdio quanto a imprevisibilidade dos materiais com vidas anteriores.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,821,215