Conferências
Não se brinca com coisas sérias? A política e o medo do humor
A propósito desta quadra carnavalesca, mas também das recentes eleições Presidenciais em Portugal, onde o humor entrou no boletim de voto, o Coliseu organiza a Conversa “Não se brinca com coisas sérias? A política e o medo do humor”, com Nuno Artur Silva e Cristina Sampaio.
25 Fev 2026 | 18h30
Cristina Sampaio, ilustradora, cartunista e autora no recém extinto programa da RTP Spam Cartoon, e Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias, do Canal Q e do jornal satírico O Inimigo Público, partilham a sua visão e percurso sobre o humor na política. E se, de facto, há mesmo quem, na sociedade portuguesa, tenha levado a mal um cartoon ou um sketch humorístico. A moderação é do pivô e repórter da TVI/CNN Portugal, Francisco David Ferreira.
A sátira política remonta à Grécia Antiga e é encarada por muitos como uma forma de combater a apatia política, dinamizar o interesse cívico e tornar questões complexas mais acessíveis, funcionando como uma lente crítica sobre o poder. Mas há quem acuse os humoristas de descredibilizarem a democracia.
Os ventos que sopram dos Estados Unidos, país que exporta alguns dos humoristas e programas de humor político mais célebres do mundo, ameaçam a liberdade dos humoristas? E em Portugal, o poder aceita ser alvo de sátira? O que mudou com a chegada em peso das tecnologias? Qual o real impacto do humor numa campanha política?
“Não se brinca com coisas sérias? A política e o medo do humor” insere-se no ciclo Mantras do Coliseu Porto Ageas e terá lugar no Passos Manuel. A entrada é gratuita, sujeita a levantamento prévio de bilhete, a partir de dia 24 de fevereiro, às 13h00, na bilheteira do Coliseu, até à hora da conversa.

