"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

FIOE - Festival Internacional de Órgão de Évora

A jovem eborense Alice Rocha apresenta um programa que percorre a grande tradição organística francesa, do romantismo ao modernismo, numa linguagem idiomática exclusiva do órgão Cavaillé-Coll de salão.

21 Mar 2026  |  18h00

Igreja do Espírito Santo
Largo dos Colegiais, 1 - 7000-803 Évora
Preço
Entrada livre
Neste concerto será interpretado um programa que percorre a grande tradição organística francesa entre o romantismo e o início do século XX. 

A música de César Franck estrutura o concerto, revelando um estilo intenso e expressivo. O Choral n.º 3 apresenta um caráter dramático e meditativo; a Pastorale traz um momento de maior serenidade e lirismo; e o Final encerra com energia e brilho.

As obras de Louis Vierne expandem esta herança com novas cores e uma linguagem ainda mais livre. O Impromptu revela leveza e elegância, enquanto Naïades explora transparências e movimento contínuo, antecipando sonoridades que influenciariam gerações seguintes.

Com o Prelúdio e Fuga em Si maior, Marcel Dupré leva esta tradição a um elevado nível de virtuosismo e modernidade técnica, apontando caminhos para o desenvolvimento do repertório organístico no século XX.

Assim, o concerto celebra uma herança musical marcante e oferece contraste e equilíbrio, alternando momentos de introspeção, delicadeza e grandiosidade, e evidenciando a riqueza sonora do órgão francês.

PROGRAMA:

César Franck (1822–1890)
Choral n.º 3

Louis Vierne (1870–1937)
Impromptu

Marcel Dupré (1886–1971)
Prelúdio e Fuga em Si maior Op.7 n.1

César Franck (1822–1890)
Pastorale, Op.19

Louis Vierne (1870–1937)
Naïades

César Franck (1822–1890)
Final Op.21

Passatempos

Visitas
121,774,042