"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Por amor à cidade

Para assinalar os noventa anos do Grupo Amigos de Lisboa, a Sala dos Fundos acolhe uma exposição sobre o seu percurso e o seu contributo para a cidade.

22 Abr a 27 Set 2026

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 – 1700-091 Lisboa
Como associação cívica sem fins lucrativos, foi fundado em 1936, recebeu a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa em 1956 e foi reconhecida com o Estatuto de Utilidade Pública em 1980. Criado para ser um fórum de debate plural, o GAL tem contribuído para formar uma consciência pública lisboeta, debruçando-se sobre o rico e diverso passado da cidade, as substanciais mudanças do presente e as tantas vezes utópicas perspetivas de futuro.

O GAL deixou a sua marca em episódios de defesa do património, como na remodelação da Avenida da Liberdade (1955), no Plano Geral de Urbanização e Circulação de Lisboa (1967), ou na preservação do Parque Ventura Terra (1983). Para além disso, a instituição constituiu um pequeno, mas relevante acervo museológico, para além de uma biblioteca especializada com cerca de 8000 volumes.

Desde a sua criação que o GAL congregou um conjunto notável de olisipógrafos, como Luís Pastor de Macedo, Gustavo de Matos Sequeira, Augusto Vieira da Silva, Norberto de Araújo, João Pinto de Carvalho, entre muitos outros. A história da capital foi a principal constante do grupo, tendo sido publicados168 volumes da revista Olisipo e livros e atas de congressos temáticos. Durante anos, a capa da revista foi assinada por Almada Negreiros, um dos primeiros sócios do GAL.

É esta extraordinária história, sonhada há 90 anos por um grupo de amantes de todas as coisas da cidade, que o Museu de Lisboa aborda na exposição Por amor a Lisboa, uma parceria com o Grupo Amigos de Lisboa.

De terça a domingo, das 10h às 18h
4€ · Bilhetes disponíveis em Bol.pt 

+ informações 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Rapaz da Ilha de Amrum"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Rapaz da Ilha de Amrum", um poderoso drama sobre infância, sobrevivência e lealdade, realizado por Fatih Akin.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
122,564,004