"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Somos o que vestimos? Para uma moda sustentável e consciente"

Exposição itinerante do Museu Nacional do Traje convida a repensar escolhas e a agir.

17 Abr a 12 Jul 2026

Museu Municipal de Loures - Quinta do Conventinho
Estrada Nacional 8, km 4.3 - 2660-346 Santo António dos Cavaleiros

Itinerante e orientada para a ação, a exposição “Somos o que vestimos? Para uma moda sustentável e consciente” apresenta um olhar acessível sobre como a moda afeta as pessoas e o planeta. Projeto concebido pelo Museu Nacional do Traje, integra um programa distinguido com o 1.º Prémio “Cultura Sustentável | ODS” (2025) atribuído pela Federação dos Amigos dos Museus de Portugal e Millennium bcp ao Grupo de Amigos do Museu Nacional do Traje (GAMNT - Associação).

A sua primeira apresentação tem lugar no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho, numa parceria com a Câmara Municipal de Loures, entre 17 de abril e 12 de julho de 2026.

Num momento em que os impactos ambientais assumem um papel central no debate público, esta exposição convida a refletir sobre a forma como o traje e a moda também influenciam e são influenciados por práticas de consumo e modelos industriais. A mostra evidencia de forma clara e acessível que aquilo que vestimos tem consequências diretas para a sobrevivência do planeta e qualidade de vida das pessoas, e que cada escolha conta.

Criada no âmbito do eixo estratégico de compromisso com a sustentabilidade e das exposições itinerantes e de carácter didático do Museu Nacional do Traje, a exposição tem curadoria de Dina Caetano Dinas e conhece a sua primeira apresentação “fora de portas” através da parceria com a Câmara Municipal de Loures e o GAMNT. Ganha sentido pleno graças à colaboração com entidades já comprometidas com práticas sustentáveis na produção têxtil, de vestuário e acessórios.

Entre os parceiros destacam?se Lemon Jelly, NAE Vegan Shoes, Re:Costura, Grita / Serpins, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas, Pacto da Bioeconomia Azul / Inovamar, Projeto Vertical Têxteis / TMG Textiles, ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e The Or Foundation.   

UM PERCURSO QUE LIGA ESCOLHAS ESTÉTICAS A ESCOLHAS ÉTICAS
A narrativa expositiva, pensada para público de todas as idades, organiza-se em três momentos progressivos:

- Moda como linguagem: Introduz a moda enquanto sistema de símbolos com relevância histórica e social, aproximando o visitante do significado do traje no passado, no presente e no futuro.

- Industrialização e crise ambiental: Contextualiza a evolução da produção têxtil e os seus impactos ambientais e sociais, tornando visível aquilo que, muitas vezes, fica fora de vista no ato de comprar.

- Futuro possível: Apresenta boas práticas individuais e coletivas e convoca o visitante a observar, questionar e agir: desde escolhas de consumo informadas a modelos de produção mais responsáveis.

OBJETIVOS DA EXPOSIÇÃO
Inserida na temática da produção e do consumo e de moda sustentável, a exposição tem como principais objetivos:

  • Refletir sobre a relevância do traje e da moda no passado, no presente e no futuro.
  • Contextualizar o conceito de moda no mundo atual.
  • Explorar as características do traje e a forma como refletem mentalidades e culturas.
  • Consciencializar para o problema ambiental associado à produção têxtil e à moda.
  • Motivar quem compra para uma mudança de comportamentos e a implementação de atitudes proativas em benefício do ambiente.
  • Apresentar soluções alternativas para o consumo excessivo, mostrando práticas que preservam o ambiente, a saúde e o bem-estar.

PROGRAMA EDUCATIVO
Para aprofundar a experiência de visita, sensibilizar os públicos para o tema e aproximá-lo do quotidiano, durante os meses em que a exposição se encontra patente, o Museu Municipal de Loures disponibiliza um programa educativo com várias atividades orientadas para diferentes públicos.

Estas propostas visam promover o pensamento crítico e a adoção de práticas mais conscientes no âmbito “do que vestimos”, através de formatos participativos e acessíveis, que motivam para a mudança comportamental, ao alcance de cada pessoa.

Informação detalhada sobre o programa de atividades, marcações e inscrições, junto do Museu Municipal de Loures.

CICLO DE PALESTRAS | SUSTENTABILIDADE NA MODA
Em parceria, o Museu Nacional do Traje, o Museu Municipal de Loures e o GAMNT apresentam um ciclo de palestras e oficinas dedicado à sustentabilidade, que acompanha a exposição e convoca olhares complementares, desde a produção ao consumo, da cor às boas práticas:

  • 8 de maio — Sustentabilidade e produção | MMLoures
  • 3 de junho — Sustentabilidade e cor | MNTraje
  • 19 de junho — Sustentabilidade e consumo | MNTraje
  • 12 de julho — Sustentabilidade e boas práticas | MMLoures 

Informações sobre horários, oradores e inscrições, a divulgar brevemente.

INFORMAÇÕES
Organização: Museu Nacional do Traje, em parceria com Museu Municipal de Loures e GAMNT – Grupo de Amigos do Museu Nacional do Traje.
Horário: 10h00-13h00 | 14h00-18h00, de 3ª feira a domingo
Acesso

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
123,870,988