"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Cantar Ary: 90 anos de Ary dos Santos

A 25 de setembro, o Coliseu Porto Ageas organiza um concerto de homenagem a Ary dos Santos. “Cantar Ary” junta em palco a Banda Sinfónica Portuguesa e algumas das maiores vozes da música nacional, de diferentes gerações: Ana Lua Caiano, Camané, Carolina Deslandes, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.

25 Set 2026  |  21h00

Coliseu Porto Ageas
R. de Passos Manuel, nº 137, 4000-385 Porto
Para assinalar os 90 anos do nascimento do poeta que ajudou a renovar a música portuguesa, o Coliseu desafiou a Banda Sinfónica Portuguesa a orquestrar uma seleção de canções entre as cerca de 600 que escreveu. José Carlos Ary dos Santos é autor de algumas das mais célebres músicas do cancioneiro nacional, como “A Desfolhada”, “Os Putos”, “Cavalo à Solta”, “Lisboa, Menina e Moça”, “Estrela da Tarde” ou “Meu Amigo Está Longe”.

Nesta viagem pelas canções e poemas de Ary, celebra-se o rasgo, o talento e a luta pela liberdade que marcaram a sua vida, com novos arranjos interpretados ao vivo pela Banda Sinfónica Portuguesa. Em palco vão estar também Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carolina Deslandes, Camané e Ana Lua Caiano, algumas das melhores vozes de cada geração da música portuguesa, o que permite aos fãs redescobrirem as canções. Ao mesmo tempo, vamos dar a conhecer a novos públicos músicas carregadas de história, como “Tourada”, canção vencedora do Festival da Canção imortalizada por Fernando Tordo.

José Carlos Pereira Ary dos Santos faleceu aos 46 anos, em 1984, 10 anos após o 25 de Abril, que trouxe ao país a liberdade com que sonhou e pela qual lutou, política e artisticamente. Venceu quatro vezes o Festival RTP da Canção, com as canções "Desfolhada" (Simone de Oliveira, 1969), "Menina do alto da serra", (Tonicha, 1971), "Tourada", (Fernando Tordo, 1973) e "Portugal no Coração" (grupo Os Amigos, 1977).

Colaborou com vários compositores, como Nuno Nazareth Fernandes, Alain Oulman, José Mário Branco, Paulo de Carvalho ou António Victorino de Almeida. Escreveu ativamente para vários fadistas, em especial para Amália Rodrigues e Carlos do Carmo. Em 2004, foi condecorado pela Presidência da República com o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Mais do que um exercício de memória, o concerto “Cantar Ary” reafirma a importância e a força intemporal da poesia na música, ao mesmo tempo que dá a descobrir a novas gerações o legado de um dos maiores poetas da cultura portuguesa, voz inquieta da nossa história coletiva.

>> Bilhetes
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
124,113,484