"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Margarida Correia – Mais Alto

Mais Alto é o nome da revista da Força Aérea Portuguesa onde Margarida Correia, mais de 50 anos depois dos factos, encontrou pistas para identificar muitas das protagonistas desta exposição.

29 Abr a 5 Out 2026

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Av. Brasília - Central Tejo, Belém 1300-598 Lisboa

As enfermeiras paraquedistas portuguesas – um grupo de jovens que, durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974) se tornaram as primeiras mulheres a serem integradas nas Forças Armadas Portuguesas. Em África, tiveram como principais missões a evacuação de feridos dos cenários de guerrilha e o acompanhamento e tratamento de doentes e feridos a bordo dos aviões até aos hospitais de Lisboa.

A artista investiga, especialmente através da fotografia, arquivos pessoais e institucionais, de comunidades específicas, que apresenta em exposições e através de catálogos de grande riqueza gráfica. Nos últimos anos, tem trabalhado a memória de algumas comunidades de emigrantes portuguesas nos EUA. De uma dessas exposições (no Cinzeiro 8, Museu de Electricidade, 2011), intitulada New World Parkville resultou um catálogo distinguido pela crítica.

A sua nova proposta aborda uma questão transversal à arte atual relacionada com algumas questões históricas do pós-colonialismo. Através de entrevistas e recolhas de material, a artista faz literalmente o retrato de um conjunto de enfermeiras paraquedistas do exército português de serviço em África, nas décadas de 60 e 70. Cenas da sua vida profissional e da vida quotidiana em África, momentos de trabalho e de lazer. Trata-se, mais uma vez de registar, recuperar e fixar memórias individuais e coletivas de um grupo profissional pouco estudado e pouco conhecido.

O catálogo reúne textos de Margarida Correia, Irene Flunser Pimentel e João Pinharanda, a par de uma seleção de imagens que estarão em exposição.

Curadoria: João Pinharanda

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
126,551,220