Festivais, Festas e Feiras
Jiya – Festival de Artes da Índia
Na edição de estreia em Portugal, Jiya apresenta um espetáculo de danças clássicas indianas, incluindo Odissi e Bharatanatyam.

29 Abr 2017 | 21h00
O festival anual Jiya é uma plataforma de promoção da cultura da Índia nas áreas de dança, música, artes marciais, poesia e literatura. Integrado na edição de estreia de Jiya em Portugal, o Museu do Oriente recebe um espetáculo de dança, onde serão interpretados vários estilos clássicos como o Odissi ou o Bharatanatyam.
O objetivo de Jiya é dar a conhecer artes clássicas e contemporâneas da Índia em Portugal, quer ao público nacional quer à população indiana residente.
Significando, em sânscrito, ‘essência da vida, espírito, alma, amor’, Jiya celebra os valores tradicionais da arte indiana. Estreando-se no nosso país em 2017, Jiya representa mais um marco na longa e profícua relação cultural entre Portugal e a Índia.
PROGRAMA
Nota de apresentação do Festival
- Abertura do Festival – Cerimónia do acender das lamparinas
- Poema em sanskrito (voz off)
- Interpretação do poema em Português (voz off) / dança, interpretacão: Mira Amaidas
- Bharatanatyam - Catarina Guerra
- Odissi - Chantelle Gomez
- Chhau (dueto) - Rakesh Sai Babu e Govind Godiyal
- Kathak - canto e dança
- Chhau (solo) - Govind Godiyal
- Poema (voz off)
- Chhau e Odissi - Rakesh Sai Babu e Chantelle Gomez
Duração | 75’
€12,00 [preço único]
INFORMAÇÕES E RESERVAS:
T. 21 358 52 44/200 | bilheteira@foriente.pt
Ticketline 1820 | www.ticketline.sapo.pt
Bailarinos Catarina Guerra [Bharatanatyam], Chantelle Gomez [Odissi], Goura Prema Riggin [Kathaka], Rakesh Sai Babu e Rajesh Sai Baba [Mayurbunj Chhau], Mira Amaida [poesia] | Direcção Artística Chantelle Gomez
Produção Casa Goa, Nakshatra Productions e Aratrika | Apoios Fundação Oriente, Embaixada da Índia em Lisboa, Centro de Estudos Indianos FLUL.