Exposições
Segunda exposição retrospetiva de Carlos Matos na Galeria Municipal de Torres Vedras
Depois de no ano passado ter estado patente no mesmo espaço a primeira parte da referida exposição, que incluiu um conjunto de obras de pintura, escultura e tapeçaria, Carlos Matos dá agora a conhecer uma seleção de trabalhos de cerâmica e azulejaria, os quais serão acompanhados também por trabalhos de escultura, o que permitirá percecionar pontos comuns que constituem uma linguagem própria.
11 Jul a 5 Set 2026
De referir a esse propósito que, embora assumindo as influências dos mestres com quem privou e que marcaram o seu percurso, Carlos Matos procurou uma identidade própria ao longo da sua carreira de 45 anos, grande parte praticada no concelho de Torres Vedras, território que elegeu para viver e mostrar uma síntese do seu trabalho.
As duas exposições individuais de Carlos Matos de caráter retrospetivo, vão, de resto, ao encontro da etimologia da palavra “retrospetivo” – a qual deriva do latim retro (para trás) e spectio (olhar) –, já que permitem ao autor o ato de olhar para trás para avaliar o que foi feito, aprendendo com a experiência, sendo que, para além disso, permitem orientar ações futuras.
Relativamente ao seu percurso artístico nas áreas da cerâmica e da azulejaria, Carlos Matos refere o seguinte:
“O primeiro contacto com a cerâmica foi nos Ateliers dos Coruchéus em Lisboa onde frequentei regularmente o atelier do ceramista Artur José.
No início dos anos 80 fui tirar o Curso de Pintor Decorador Cerâmico na Escola António Arroio e tive como professores Querubim Lapa e Aldina Costa.
Em finais de 1987 fui fazer um estágio no Redondo para a oficina do mestre João Mértola. Comecei a interessar-me pela cerâmica tradicional portuguesa e visitei os centros de cerâmica de São Pedro do Corval, Niza, Estremoz; tendo de seguida visitado a olaria de barro negro em Ribolhos, Castro de Aire, com o mestre José Maria e em Bisalhães, Vila Real, com o mestre Lucílio Fernandes.
Tenho feito cerâmica também com a linguagem estética do meu trabalho de pintura. Venho trabalhando regularmente em azulejaria para Arquitetura. Este tema vem na sequência de ter privado com o ceramista Manuel Cargaleiro e com a minha formação em Arquitetura”.
A segunda parte da exposição retrospetiva do artista Carlos Matos é inaugurada no dia 11 de julho, pelas 16h00.

