Passeios e Visitas
Ribacôa Clássicos
O passeio Ribacôa Clássicos regressa de 25 a 27 de setembro e promete explorar uma rota de charme entre castelos, vinhas e os sabores do interior de Portugal.
25 Set a 27 Set 2026
Mais do que um passeio para amantes de automóveis clássicos, o Ribacôa Clássicos é uma celebração do património e da autenticidade portuguesa. Pensado para quem aprecia experiências diferenciadas, o evento alia o prazer de conduzir à descoberta das paisagens, da cultura, da gastronomia e dos vinhos que tornam esta região única.
Ao longo de um percurso de cerca de 200 quilómetros, os participantes terão a oportunidade de percorrer algumas das estradas mais cénicas de Ribacôa, numa viagem que cruza natureza e história. O roteiro inclui paragens em monumentos emblemáticos, como o Castelo das Cinco Quinas do Sabugal, a impressionante praça-forte de Almeida, a cidade medieval de Pinhel e a aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Pelo caminho, as paisagens revelam a diversidade da região, desde o granito das serras beirãs aos vales profundos do rio Côa e às encostas xistosas do Douro Superior, culminando em Vila Nova de Foz Côa. A passagem pelo Miradouro da Faia oferece ainda uma vista privilegiada sobre as escarpas do rio Côa, tornando cada quilómetro numa experiência memorável.
A gastronomia e o enoturismo assumem igualmente um papel de destaque. Das tábuas de enchidos, queijos curados e carnes de raças autóctones aos azeites de excelência e às emblemáticas amêndoas, cada refeição presta homenagem aos sabores genuínos da região. O programa inclui ainda visitas a adegas, onde os acompanhantes da viagem poderão degustar vinhos de altitude da Beira Interior, reconhecidos pelos seus brancos frescos, tintos encorpados e espumantes de Pinhel, bem como os vinhos intensos do Douro Superior.
As inscrições podem ser efetuadas através do formulário de inscrição ou do email carburadorpt@gmail.com. Para garantir o acesso privilegiado às adegas, a qualidade das experiências gastronómicas e do alojamento, o evento está limitado a 20 viaturas. Até 1 de setembro, o valor de inscrição é de 550€ para duas pessoas e 350€ para uma pessoa, incluindo duas noites de alojamento, refeições (dois almoços e dois jantares), quatro provas gastronómicas, duas provas de vinhos, visitas guiadas a monumentos e acompanhamento da organização.
PROGRAMA:
Sexta-feira, 25 de setembro
18h – Receção dos participantes em Sortelha com welcome drink
18h30 – Visita guiada à aldeia de Sortelha
19h30 – Passagem pela vila do Sabugal
20h30 – Jantar (Ementa: Bochechas de porco confitadas, com esmagada de batata e grelos) e estadia no Hotel Rural Termas do Cró
Sábado, 26 de setembro
9h – Início do passeio
9h30 – Visita a queijaria regional com prova de produtos
11h – Visita a Castelo Mendo com prova gastronómica
12h30 – Visita ao Centro Histórico de Almeida
13h30 – Almoço tradicional no Picadeiro D'el Rey (Ementa: Feijoada tradicional e doces regionais)
16h – Prova de vinhos da região de Figueira de Castelo Rodrigo
17h – Visita a Castelo Rodrigo
18h30 – Mostra de produtos e vinhos da região de Figueira, com produtores locais
20h30 – Jantar (Ementa: Javali Estufado, Lagarada de bacalhau e sobremesas) e estadia em Hotel Encostas do Côa
Domingo, 27 de setembro
8h30 – Saída do Hotel
9h – Visita ao Centro Histórico de Pinhel e Castelo de Pinhel
10h30 – Visita ao Miradouro da Faia
12h – Piquenique com prova de vinhos e Produtos gastronómicos
13h – Passagem por Vila Nova de Foz Côa
14h – Almoço na Taverna da Matilde (Figueira de Castelo Rodrigo)
16h – Encerramento
>> Inscreva-se aqui

