"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Caminhada do Zambujal à Gruta Forte do Cavalo

Caminhamos do Zambujal até à deslumbrante Praia do Ribeiro do Cavalo para um banho no mar, terminando a aventura com um piquenique na mística Gruta do Forte do Cavalo.

5 Set 2026  |  10h00

Sesimbra
A nossa aventura começa na pacata povoação do Zambujal. Daqui, partimos à conquista da serra por trilhos que serpenteiam pela vegetação mediterrânica. À medida que ganhamos altitude, surgem vistas panorâmicas arrebatadoras: primeiro, a imponência do Castelo de Sesimbra a vigiar a encosta; depois, a imagem pitoresca da vila de Sesimbra, aninhada entre a serra e o mar.

O esforço da caminhada é recompensado com a chegada à Praia do Ribeiro do Cavalo. Considerada uma das praias mais belas de Portugal, o seu cenário paradisíaco — de águas cristalinas e areias claras — convida a um banho refrescante e a momentos de pura contemplação.

Após o mergulho, seguimos caminho até à mística Gruta do Forte do Cavalo. Neste refúgio natural, espera-nos um piquenique exclusivo com produtos regionais. O destaque vai para a integração de plantas silvestres da Arrábida, colhidas de forma sustentável, que conferem sabores únicos e ancestrais à degustação.

Com as energias renovadas e o paladar satisfeito, iniciamos a caminhada de regresso ao Zambujal, aproveitando a luz da tarde para nos despedirmos desta paisagem única.

A Gruta do Forte do Cavalo é uma ampla cavidade natural situada nas arribas da costa de Sesimbra. Esculpida pela erosão ao longo de milhares de anos, serviu de abrigo a diferentes comunidades desde a Proto-história até à época medieval, mantendo até hoje um ambiente silencioso e misterioso.

>> Programa completo 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 34.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 21 e 24 de de julho (Cinema Revisitado: John Smith e Filmes de Antologia 5: New York Stories).

Visitas
130,002,419