Exposições
Exposição "Alinhados pela Mesma Lã" chega à Sociedade Nacional de Belas Artes
Depois de ter sido apresentada pela primeira vez em Loulé, numa iniciativa promovida e organizada pelo Município de Loulé, e de integrar a programação do Madrid Design Festival2026, em Madrid, a exposição “Alinhados pela Mesma Lã” prossegue agora o seu percurso com a inauguração na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.
30 Jul a 29 Ago 2026
Inauguração: 30 de julho, às 18h30
A exposição estará patente até dia 29 de agosto, na Galeria de Arte Moderna da SNBA.
Resultado da residência artística homónima promovida pelo Loulé Criativo, projeto da Câmara Municipal de Loulé, “Alinhados pela Mesma Lã” reúne obras de Ana Soromenho, Cláudia Moreira, Luísa Leão, Maria Terra, Rita Martins Pereira, Rita Teles Garcia e Susana Mendez. Ao longo de vários meses, as artistas acompanharam o ciclo completo da lã da ovelha Churra Algarvia — da tosquia à fiação —, transformando uma matéria-prima ancestral num conjunto de obras que cruza criação contemporânea, património e território.
A exposição propõe uma reflexão sobre o valor dos saberes tradicionais e dos recursos locais, tendo como ponto de partida a lã da Churra Algarvia, raça autóctone do sul de Portugal cuja preservação está intimamente ligada à identidade cultural e ambiental do Algarve. Através de diferentes linguagens artísticas, as obras revelam novas possibilidades para um material historicamente associado ao quotidiano rural, afirmando-o como matéria de experimentação, memória e inovação.
Com curadoria de Vasco Águas, responsável também pela conceção expositiva, a residência artística contou com a formação de Paula e Pedro Neves e com a parceria estratégica da Associação Algarchurra, aproximando artistas, artesãos, criadores e produtores locais num projeto de valorização do património material e imaterial.
A itinerância de “Alinhados pela Mesma Lã” reflete o compromisso do Município de Loulé com a valorização do património, da criação contemporânea e dos recursos endógenos, levando a diferentes públicos um projeto que estabelece pontes entre arte, design, artesanato e identidade territorial.
A exposição pode ser visitada nos dias úteis entre as 12h00 e as 19h00, e aos sábados entre as 14h00 e as 19h00.


