Formação
"Interpretação do Património na perspetiva dos Direitos Culturais: conceção e desenvolvimento de experiências culturais e turísticas"
Entre os dias 10 e 16 de novembro, a Academia Cultura e Criatividade, uma iniciativa promovido pelo Pporto.pt e pela VERde NOVO, promove a ação de curta duração (online) com Isabel Dominguez.
10 Nov a 16 Nov 2026
Datas e Horários: 10, 12 e 16 novembro | 9h30-12h30
Local: Plataforma Zoom
Mínimo de participantes: 20
Valor da inscrição: 90€ (inclui IVA à taxa de 23%)
Objetivos da ação:
Fazer uma aproximação à metodologia da disciplina da Interpretação do património, à sua filosofia e princípios, integrando a perspetiva dos direitos culturais (DDCC) como base para o trabalho participativo com as comunidades e territórios em projetos culturais ou turísticos, relacionados com o património cultural e natural, assim como apresentar exemplos de boas práticas.
Conteúdos a desenvolver:
- Filosofia, bases e princípios da Interpretação do Património.
- Enquadramento dos DDCC e definição e eixos: identidade, acesso, criação e governança.
- Classificação dos meios interpretativos. Metodologia básica para a aplicação a projetos atendidos por pessoal ou não pessoais.
- Aplicação da metodologia da IP a projetos culturais e turísticos com perspetiva de DDCC.
- Exemplos de boas práticas.
- Realização de exercícios que permitam a assimilação de conteúdos
Sobre a formadora:
Isabel Fernandes Dominguez
Consultora e formadora freelancer especialista em Interpretação do Património e Turismo sustentável
Consultora e formadora sénior, freelancer, com mais de 25 anos de experiência em interpretação do património natural e cultural, turismo sustentável e participação. Desenvolvi projetos em Espanha, Portugal, México e Uruguai.
Tem uma vasta experiência na conceção, coordenação e execução de projetos, tanto nacionais como internacionais. Elaborou propostas técnicas e liderou equipas multidisciplinares. Concilia esta atividade com um percurso consolidado na docência em universidades e instituições especializadas, formando profissionais na área da interpretação do património.
Participa ativamente em redes e associações de referência, como a AIP e o Seminário de Interpretação do Património Natural e Cultural do CENEAM, contribuindo para o desenvolvimento e a inovação desta disciplina.
>> Inscrições

