Encontros
Dia Mundial da Fotografia no Arquivo Municipal de Lisboa
Uma celebração da fotografia enquanto memória, património e forma de olhar o mundo.
19 Ago 2026 | 15h00
No próximo 19 de agosto, o Arquivo Municipal de Lisboa assinala o Dia Mundial da Fotografia com um conjunto de atividades que convidam à descoberta das imagens, dos fotógrafos e dos equipamentos que ajudaram a construir e preservar a memória visual ao longo do tempo.
O programa integra duas visitas guiadas às exposições atualmente patentes no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico: de Lisboa para ti, de Georges Dussaud; Hyperosmia, de Rita Barros; e Fotografias 1956-2005, de Gérard Castello-Lopes.
Às 15:00, realiza-se uma visita guiada para pessoas cegas ou com baixa visão, orientada por Sofia Castro e Joana Pinheiro, proporcionando uma experiência acessível de descoberta e interpretação das exposições.
Às 17:00, terá lugar a apresentação A máquina fotográfica no Arquivo: modos de ver e de fotografar, já esgotada, dedicada ao acervo museológico de equipamentos fotográficos do Arquivo Municipal de Lisboa. Orientada por Ana Rafael e Paula Figueiredo, a sessão dará a conhecer diferentes tipologias de máquinas fotográficas, a sua evolução ao longo do tempo e a relação entre alguns fotógrafos representados nos fundos do Arquivo e os equipamentos que utilizaram.
O programa encerra às 18:00 com uma visita guiada às exposições para público em geral, orientada por Sofia Castro.
Todas as atividades decorrem no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na Rua da Palma, 246, em Lisboa. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do endereço arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt.

