"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Dança

Viagem ao Reino do Sião - Danças Tradicionais da Tailândia

Danças clássicas e do folclore popular, teatro de sombras e marionetas, celebram a tradição performativa da Tailândia, num espetáculo pelo prestigiado Bunditpatanasilpa Institute Troupe Thailand.

20 Mai a 21 Mai 2017

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
8.00€

 

O programa é composto por danças do folclore tradicional bem como danças clássicas de corte do antigo reino do Sião, de grande aparato cénico e rigor formal, exacerbado pelo uso de adereços como leques e máscaras. 


PROGRAMA

  1. Dança do casal ou “Rum Farang Khu”
  2. Muay Thai ou Muay Kat Cheuk
  3. Teatro de marionetas
  4. Dança da amizade: Tailândia – Portugal
  5. Teatro das grandes sombras “Nang Yai”
  6. Dança das 4 regiões da Tailândia
  7. Dança Srivichai da luta de galos
  8. Dança de Kinnaree e Kinnara
  9. Serng Kala
  10. Fon Pang Prateep

PROGRAMA DETALHADO

1. Dança do casal ou “Rum Farang Khu”
Rum Farang Khu é uma dança ancestral da casa Real tailandesa, que data do reinado de Rama II (1809 - 1824), cujos protagonistas dançam com um leque dourado, envergando trajes reais. 

2. Muay Thai ou Muay Kat Cheuk
Muay Thai é uma das artes marciais mais famosas da Tailândia. É uma luta sem armas que utiliza nove partes do corpo: pés, mãos, cotovelos,  joelhos e  cabeça.

3. Teatro de marionetas
O teatro de marionetas é uma das formas de arte performativa mais antigas da Tailândia. Altamente elaborado, requer recursos tão numerosos e diversos quanto outras formas dramáticas, sendo precisas três pessoas para manipular cada marioneta. Este número apresenta um episódio do épico sânscrito Ramayana.

4. Dança da amizade: Tailândia – Portugal
As relações entre a Tailândia e Portugal datam de há mais de 500 anos, desde o reino Ayudhaya. Ainda hoje existe uma comunidade de luso descendentes, sendo igualmente visível a influência portuguesa na Tailândia, em âmbitos tão singulares quanto a doçaria, por exemplo. Esta dança celebra as excelentes relações da amizade entre os dois países.

5. Teatro das grandes sombras “Nang Yai” 
 “Nang yai” significa, literalmente, “grandes peles”, pois as figuras usadas são feitas a partir de peles de bovino secas, perfuradas e trabalhadas. Os bailarinos usam as nang yai para projetar sombras e assim contar as histórias, que são por norma episódios do épico Ramakien, a versão tailandesa do Ramayana.

6. Dança das 4 regiões 
Dança que representa a cultura, religião, língua e herança locais de cada uma das 4 regiões da Tailândia, traduzidas em posições de dança clássica.

7. Dança Srivichai 
Srivichai é uma das danças arqueológicas da Tailândia. Trata-se de uma forma reinventada com o objetivo de representar o Reino de Srivijaya, um império marítimo budista que, dos séculos VIII ao XIII, compreendia os atuais territórios da Indonésia, Malásia e Sul da Tailândia. A coreografia e trajes envergados pelos bailarinos baseiam-se nos baixos relevos da grande stupa de Borobudur, em Java, e outros artefactos do período Srivijaya. A melodia segue o estilo javanês e as cores - negro, encarnado e verde – são caraterísticas do sul da Tailândia, sendo os toucados usados os tradicionais Krabang Naa. Alguns dos movimentos e posições baseiam-se nas tradições clássicas javanesa e balinesa. 

8. Dança de Kinnaree e Kinnara 
Kinnaree e Kinnara são seres mitológicos metade humanos, metade pássaros, que se acredita serem originários dos Himalaias e velarem pelo bem-estar dos seres humanos em tempos de perigo. A Kinnaree é representada com torso, braços e cabeça de mulher com asas, cauda e patas de cisne. Conhecida pela sua dança, canto e habilidade poética, a Kinnaree é um símbolo tradicional de beleza feminina, graciosidade e talento.  

9. Serng Kala 
Serng Kala é uma dança folclórica ligada a festividades tradicionais. A palavra "serng" é comumente acrescentada ao nome do objeto doméstico usado pelos bailarinos em palco. No caso da Serng Kala são usadas cascas de coco numa coreografia marcada por música ritmada e pelas indumentárias de cores vibrantes que expressam alegria e celebração.

10.  Fon Pang Prateep
Típica do norte e nordeste da Tailândia, Fon é dançada em grupo, com movimentos muito lentos e graciosos, quase meditativos. Fon Pang Prateep é uma dança de culto, de carácter ritual.

20 maio, 21.30 e 21 maio, 19.30 | Auditório 
Duração | 70’, sem intervalo
*descontos em vigor

Co-organização | Embaixada da Tailândia

INFORMAÇÕES E RESERVAS
T. 21 358 52 44/200 | bilheteira@foriente.pt | Ticketline 1820 
www.ticketline.sapo.pt 

Entidade promotora
Fundação Oriente +

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,511,829