"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

O Mapa das Indomesticadas | Partilha de Processo | Carlota Lagido

Uma abertura de processo que transforma a observação das plantas em corpo, desenho, voz, imagem e paisagem sonora.

27 Set 2026  |  18h00

Jardim Botânico UC
Preço
Entrada livre
A ALDEIA VAI À CIDADE | Cooldown Festival Apura

Observar, identificar, desenhar, recolher, escrever, escutar, mapear. Esta é a primeira residência artística do projeto, onde a equipa desenvolve estas práticas de trabalho de campo para alimentar cadernos individuais onde o registo convive com a experiência sensorial, o desenho livre, a escrita e a memória. Os cadernos tornam-se depois matéria de criação e partituras para o corpo, a voz, o som, a imagem e o espaço.

Carlota Lagido e equipa partilham o primeiro momento de uma investigação que se prolongará até fevereiro de 2028. Não se trata, por isso, de apresentar uma obra acabada, mas de tornar visível o modo como ela está a ser construída: como uma planta observada no território pode desencadear um desenho, um movimento ou um estado corporal; como a sua morfologia, propriedades ou mitologias podem entrar numa composição; como procedimentos da botânica podem transformar-se em dispositivos performativos.
Entre arte e ciência, conhecimento e experiência, O Mapa das Indomesticadas procura construir um herbário radical, um arquivo vivo e necessariamente incompleto das relações entre plantas, corpos e territórios. Esta abertura convida o público a entrar nesse processo enquanto ele ainda está a ganhar forma.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.

Visitas
134,212,595