Festivais
22.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas
De 19 a 26 de setembro, a 22.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas regressa aos palcos de Vila do Conde, convocando múltiplas vozes e olhares críticos, que cruzam dança, teatro, performance, música e pensamento.
19 Set a 26 Set 2026
Entre os grandes nomes surge Cecilia Bengolea, coreógrafa argentina radicada em Paris, presente no Circular em vários momentos, que se destaca pela prática artística de cruzamento entre movimento, dança e performance, nos últimos anos também ligada às artes visuais e à produção audiovisual. 'Raw Rythms' é o trabalho expositivo que apresenta pela primeira vez em Portugal, em parceria com a Solar Galeria de Arte Cinemática.
Destaque também, na abertura do Circular, para a presença de Volmir Cordeiro, bailarino e coreógrafo brasileiro, com a estreia nacional de 'Metrópole', uma ópera de dança punk e efervescente, ao lado de Philippe Foch na bateria, num momento que se promete intenso e metafórico da vida urbana contemporânea: frenética, caótica, mas também de uma beleza vibrante.
Em estreia absoluta, Ana Rita Teodoro e Márcia Lança apresentam 'Coisa-Ponta', performance que põe em diálogo a afinidade ética e estética entre a artista e a antropóloga com as técnicas e processos surrealistas.
Também em estreia absoluta, o Circular apresenta 'Respirar', um concerto dos Supernova Ensemble – colectivo dedicado à música experimental, novos media e artes sonoras, artistas residentes do Circular desde 2022 –, em diálogo com curtas-metragens do realizador Sandro Aguilar, sob a curadoria visual e sonora do programador e investigador Daniel Ribas.
A 22.ª edição do Circular encerra com música e Lord Tusk, senhor das electrónicas inglesas pela primeira vez em Portugal, apresentando 'Afterlight Terminal', uma performance audiovisual a solo, construída a partir de composições electrónicas imersivas e manipulação de vídeo em tempo real.
Os espectáculos e actividades vão ter lugar no Teatro Municipal e Auditório Municipal de Vila do Conde, Solar Galeria de Arte Cinemática e Casa Antero de Quental. O festival conta com várias actividades de acesso gratuito e bilhetes combinados para acesso aos vários espectáculos.
>> Programa completo

