"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passeios e Visitas

Caminhada pelas Cascatas, Aldeia da Mata e Vulcão

É um privilégio fazer este Percurso rodeados de verdejante vegetação e flores, com Cascatas e um Vulcão, locais magníficos pela sua valia ambiental e histórica!

24 Out 2026  |  09h30

Anços
Tão perto da nossa capital e, ao mesmo tempo, tão longe da agitação urbana, a região saloia de Sintra e Mafra guarda lugares especiais, onde o tempo parece ter parado e a natureza e as tradições continuam a fazer parte da paisagem.

Começamos a nossa caminhada com uma visita a uma bonita cascata e seguimos em direção a Cheleiros, acompanhando o curso do Rio Mourão que, poucos quilómetros mais adiante, se encontra com o Rio Lisandro, que teremos de atravessar.
Ao longo da Ribeira da Mata, percorremos um lindíssimo trilho, envolvido pela natureza e pela tranquilidade da paisagem, até chegarmos à Aldeia da Mata Pequena, um pequeno povoado rural cuidadosamente restaurado, onde o bom gosto e a imaginação se aliam para preservar o encanto e a identidade deste lugar.

Passamos pelo Penedo do Lexim, onde se podem observar os vestígios de uma antiga chaminé vulcânica e desfrutar de uma magnífica panorâmica de 360°, com uma vista privilegiada sobre as paisagens de Sintra e Mafra.

No local existiu um povoado fortificado, ocupado por comunidades humanas desde o Neolítico, há cerca de 5.000 anos, do qual permanecem vestígios de habitações, muralhas e objetos do quotidiano.

Descendo do vulcão, passamos pela pitoresca Aldeia do Lexim, um pequeno lugar de ambiente rural e tranquilo, onde o tempo parece correr mais devagar. Daqui, seguimos o nosso caminho de regresso ao ponto de partida, acompanhando as margens do rio Lisandro e do rio Mourão, entre a serenidade da natureza e belas paisagens.

>> Programa completo

É um privilégio fazer este Percurso rodeados de verdejante vegetação e flores, com Cascatas e um Vulcão, locais magníficos pela sua valia ambiental e histórica!

Data: 24 outubro 2026
Zona da atividade: Anços – (Montelavar – Sintra)
Hora e local de encontro: às 9:30 h – na rua da Laranjeira, Anços. Coordenadas: 38.875000, -9.311466 | VER MAPA
Duração da atividade: 09:45 h – 15:00 h.
Piquenique: Pelas 13 h.
Percurso: Circular com cerca de 12 km, de nível médio.
Pode-se combinar boleias para o início dos percursos e volta, com partilha de custos de deslocação.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
133,497,223