Ai Weiwei é o artista convidado da 8ª Edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea.
5 Set a 29 Nov 2026
Guimarães
Ai Weiwei, para quem “tudo é arte; tudo é político”, é o artista convidado da Contextile 2026. Um artista global e de renome mundial que aceitou o nosso desafio para intervir em Guimarães, no âmbito da Bienal, em torno do tema desta 8ª edição, “By a Thread” / “Por um Fio”. O artista irá conceber várias intervenções em espaço público e no CIAJG, numa parceria com várias empresas e entidades do território, abordando questões como a vigilância, a proteção do património, a memória coletiva e a vulnerabilidade que põe o planeta ‘por um fio’.
3 instalações em 3 espaços (2 espaços públicos + CIAJG)
“Fabrication” | CIAJG “Camouflage” | PAC – Praça das Artes e da Criatividade “Net” | Tanques de Couros
Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes.
Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!
Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!