"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições2

Enid Blyton (1897-1968): 75 anos de Os Cinco

Enid Blyton é uma das autoras inglesas mais conhecidas e lidas em todo o mundo e os mundos possíveis que criou nas mais de 600 obras que escreveu marcaram o imaginário de sucessivas gerações de leitores.

24 Jul a 7 Out 2017

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre

A escritora começou a publicar poemas em 1917 e diversos livros juvenis na década de 20 do século passado, tendo vendido até hoje mais de 600 milhões de exemplares das suas obras.

Esta mostra bibliográfica celebra simultaneamente o 75.º aniversário das primeiras aventuras de Os Cinco e os 120 anos do nascimento de Enid Blyton (1897-1968), criadora dessa coleção e de personagens como Noddy.

O imaginário das aventuras das personagens de Blyton é caracterizado pelo suspense, pelo ultrapassar do obstáculo, pela relação do ser humano com a natureza, por uma visão moral(izada) do universo e pela reposição da ordem final, sempre em paisagens (naturais e culturais) marcadamente britânicas.

As aventuras dos cinco amigos foram adaptadas várias vezes para a televisão, nomeadamente através da conhecida série The Famous Five (1978-1979), que foi emitida nos anos 80 pela RTP.

A partir dos anos 60 do século passado, a obra da autora – produzida entre as duas guerras mundiais e obviamente marcada pela época da sua produção – foi criticada como simplista, racista, xenófoba e elitista, sobretudo no que diz respeito à caracterização das personagens e das atitudes estereotipadas em termos de etnia, género e de nacionalidade. Essas críticas levaram a que algumas das suas obras fossem «atualizadas» e adaptadas, nomeadamente The Faraway Tree, na qual desaparece o castigo físico de crianças. Em 2010, a editora Hodder adaptou os textos de Os Cinco para modernizar termos como «school tunic» («uniform»), ou «mother and father» («mum and dad»), projeto que foi abandonado em 2016, por não ter tido o êxito desejado.

No entanto, as aventuras das suas famosas personagens continuam a influenciar e a acompanhar inúmeros leitores em todo o mundo. A adaptação dos seus livros à televisão e ao cinema também impulsionou as vendas, permitindo, desde muito cedo, que a obra de Blyton se tornasse um produto cultural popular.

COLÓQUIO | 3 out. '17 | 17h00 | Auditório da BNP

Programa do Colóquio O universo infanto-juvenil de Enid Blyton

Os Cinco na minha Infância. Releitura pelo Olhar Adulto | Fernando Azevedo (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

Quem tem medo de Enid Blyton? Notas sobre edições, traduções & outras transformações | Alexandra Lopes (Universidade Católica)

Quero, posso ou devo ler Enid Blyton hoje? Ou do civismo da leitura literária | Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora)


Julgar o livro pela capa. O imaginário visual dos «Famosos Cinco» | Emília Ferreira (IHA, NOVA FCSH)

«Em cada rua há uma esquina»: os ângulos de Enid Blyton em «House-at-the-corner» | Sofia Araújo (CETAPS, Universidade do Porto)

Título a indicar | Eugénia Antunes (tradutora de obras de Enid Blyton)

Título a indicar | Mariana Avelãs (tradutora de obras de Enid Blyton) 

O percurso de Enid Blyton como «ícone» cultural. A sua recente «recuperação» | Rogério Miguel Puga (CETAPS, NOVA FCSH)

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,899,021