"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Ubu Rei" de Alfred Jarry nas Ruínas do Carmo

A partir da versão de Alexandre O’Neill e Luís de Lima (editada pela Minotauro em 1962 sob o título Mestre Ubu) António Pires leva às Ruínas do Carmo uma das mais influentes peças da dramaturgia europeia.

3 Ago a 20 Ago 2017

Ruínas do Convento do Carmo
Largo do Carmo, 1200-092 Lisboa
Preço
16.00€


Em 1888, Alfred Jarry e os seus colegas de escola decidiram parodiar o aspeto grotesco e boçal do seu professor de física, constantemente alvo do ridículo por parte dos alunos. Assim nasce “Rei Ubu”, que o autor criou para representar a terrível natureza animal do Homem, expondo o nível de crueldade e desumanidade a que se consegue chegar a partir de uma simples situação de poder.

Ubu assassina o rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Ao longo de uma sucessão de episódios absurdos, exerce o seu reinado de forma brutal e sanguinária, deixando o país na miséria. Figura monstruosa e corrupta, mas acima de tudo, covarde, estúpida e ridícula (de tal maneira, que dá vontade de rir), Ubu pratica uma política catastrófica em seu próprio interesse, arruinando todo o território à sua volta. Uma metáfora assustadora que, ciclicamente, vai encontrando ecos na realidade política internacional. 

Espetáculo legendado em inglês

Bilhetes à venda na Ticketline
Horário da bilheteira (apenas nos dias de espetáculo): 15h – 21h30
Reservas e informações: 91 321 12 63
M/12

Título original: Ubu Roi
Autor: Alfred Jarry 
Encenação: António Pires
A partir da versão de Luís de Lima e Alexandre O’Neill
Com: Alexandra Rosa, João Barbosa, Mário Sousa, Rafael Fonseca
Elenco Act School: Filipa Louceiro, Joana Flora, João Redondo, Mafalda Berenguer, Margarida Alves de Brito, Maria Vitorino, Mariana Branco de Sousa, Miguel Carvalho Pinto, Renato Terêso, Rita Ramos Mendes, Vera Moura
Figurinos: Dino Alves
Caracterização: Ivan Coletti
Desenho de luz: Rita Louzeiro
Banda sonora: Paulo Abelho e Fernando Simões
Movimento: Paula Careto
Apoio de voz: Teresa Lima
Assistência de encenação: Carolina Campanela
Estagiárias de figurinos: Joana Claro, Margarida Sales e Raquel Pereira
Bilheteira: Ângela Gomes, Luís Mesquita
Comunicação: Isabel Marques
Ilustração: Joana Villaverde
Spot e fotografia de cena: Maria Antunes
Direção de produção: Ivan Coletti
Administração de produção: Ana Bordalo
Produtor: Alexandre Oliveira
Co-Produção: Act School
Produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro
Agradecimentos: Luísa Costa Gomes, Rute Silva
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,426,679