Festivais, Festas e Feiras
Festival da Sardinha
A sardinha é raínha em Portimão!

12 Ago a 16 Ago 2015
Entre 12 e 16 de agosto, Portimão celebra o seu principal ícone gastronómico e por toda a cidade o clima é de festa, aliada ao aroma da tradicional sardinhada que promete abrir o apetite a toda a gente. A animação será uma constante no eixo da zona ribeirinha que liga o Museu de Portimão à zona “Entre Pontes”, com artesanato, doçaria, magia e sonoridades várias, que vão do folclore à música portuguesa, passando pela magia, tendo sempre presente a boa sardinha assada.
A sardinha é rainha!
Acabada de pescar e colocada nas brasas previamente preparadas pelos especialistas dos mais tradicionais restaurantes de Portimão, a sardinha assada será sempre a rainha da festa, acompanhada pelo melhor pão caseiro e pela típica salada à algarvia.
Este ano, o prato “festival” volta a marcar presença. Composto por uma fatia de pão, quatro sardinhas, batata cozida e salada à algarvia, ao longo dos cinco dias do evento a um preço especial nos restaurantes aderentes (À Ravessa, Zona Ribeirinha ”Entre Pontes”, nº 1 - Tel.: 282 413 667 / 936 433 885; Meco, Zona Ribeirinha ”Entre Pontes”, nº 2 - Tel.: 282 424 862 / 968 080 305; Peixarada, Largo da Barca, nº 10 - Tel.: 282 484 175; Forte e Feio, Largo da Barca, nº1 - Tel.: 282 413 809 / 966 030 957; Zizá, Rua Júdice Fialho, nº 18 - Tel.: 966 828 566 / 968 208 420; Retiro do Peixe Assado, Zona do Porto, Antiga Fábrica Feu - Tel.: 919 999 819).
Sardinha no Pão
Para quem desejar experimentar uma sardinha no pão, vai ter ao dispor pontos de venda junto à Antiga Lota, que voltarão a encher a zona ribeirinha de Portimão do mais tradicional e característico aroma da sardinha assada. Dois pontos de venda assegurados por duas colectividades locais: GEJUPCE e Boa Esperança.
Música para todos os gostos
A nível musical, destaque para o programa do palco principal, localizado junto à Antiga Lota, a partir das 22h00 um cartaz de qualidade, gratuito e para todos. 12/08 – Tony Carreira (Festa Continente); 13/08 – Volume2dois; 14/08 - Tiago Bettencourt; 15/08 – Diogo Piçarra; 16/08 – António Zambujo.
Também no Coreto haverá animação musical todos os dias do certame, entre as 19h30 e as 21h30, a cargo da Junta de Freguesia de Portimão. 12 ago | Tó Correia (Fado); 13 ago | 3 For Tea (Música popular); 14 ago | Plínio e os Esquecidos (Música anos 60, 70, 80, 90…); 15 ago | Fonte Nova (Música popular); 16 ago | Projectus Seven (anos 70).
Para além de todas estas propostas musicais, também haverá a participação diária de ranchos folclóricos e acordeonistas, que animarão o eixo dos restaurantes aderentes.
Artesanato, Doçaria e Petiscos (Antiga Lota / Jardim Bívar)
Uma área exposicional de artes e sabores regionais ao ar livre entre o Jardim Bívar e a Antiga Lota, na qual é possível adquirir artesanato, bijuteria, aguardente de medronho, doçaria, petiscos e muitos outros produtos.
Ainda, na Rua Dom Carlos I, pode apreciar o desenvolvimento do projeto “CARDUME”, uma iniciativa da Galeria XXI que apostou na componente de animação baseada na tradição, centrando-se na cidade e suas raízes piscatórias, e, por inúmeras fábricas conserveiras em que a sardinha teve sempre o seu papel de rainha. A convite desta galeria, famílias, pessoas particulares, representantes de empresas e artistas estão a pintar sardinhas nas paredes de uma antiga fábrica que já pertenceu à indústria conserveira.
De referir que ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão existem vários polos de atração para miúdos e graúdos durante estas 5 noites, dos divertimentos infantis à Feira do Livro, passando pela magia com o espectáculo “Fora do Baralho”, de Mário Daniel no TEMPO-Teatro Municipal, complementados com as propostas culturais da Casa Manuel Teixeira Gomes e do Museu de Portimão.
O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, que conta com o patrocínio do grupo NoSoloágua; Algareventos; Delta Cafés; Unicer/Super Bock; Dona Barca; Pastelaria Arade; Socialgar Seguros; a que se associam como parceiros a ATP – Associação Turismo de Portimão; o Turismo do Algarve, a Junta de Freguesia de Portimão; APS – Administração do Porto Sines; EMARP e a Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e tem como rádio oficial, Alvor FM.
Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.