"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Je Suis Werther" a partir de Fernando Pinto do Amaral

Este espetáculo propõe uma leitura do Werther [de Goethe] à luz da realidade do século XXI.

1 Fev 2018

Recreios da Amadora
Av. Santos Mattos 2, 2700-317 Amadora

8 Fev a 11 Fev 2018

Comuna Teatro de Pesquisa
Praça Espanha S/N, 1050-024 Lisboa

23 Fev a 25 Fev 2018

Rua das Gaivotas 6
Rua da Gaivotas, 6, 1200-202 Lisboa

Nesse sentido, Werther é para nós uma estrela rock com a qual deliramos. Apaixonamo-nos por ele, tal como ele se apaixonou por Carlota e simultaneamente por aquela que viria a ser a sua amante mais fiel – a morte. Na sua espiral auto-destrutiva, Werther é a nossa inspiração e faz-nos compreender o impacto de sentimentos que nos poderiam parecer absurdos, incompreensíveis. Porém, coexiste também um outro Werther, mais tranquilo, mais observador, mais analítico – menos emotivo do que o primeiro mas afinal tão importante como ele.
 Fernando Pinto do Amaral

FICHA ARTÍSTICA
DIREÇÃO E CONCEÇÃO Miguel Mateus
ADAPTAÇÃO E DRAMATURGIA Fernando Pinto do Amaral
INTERPRETAÇÃO Francisco Pereira de Almeida, Margarida Bakker, João Gaspar e Miguel Mateus/Gonçalo Botelho
MÚSICA Ângela Flores Baltazar
DESENHO DE LUZ Tasso Adamopoulos
CENOGRAFIA  Catarina Rodrigues
DESIGN Inês N. Sousa
PRODUTORA EXECUTIVA Diana Almeida

SOBRE O ESPETÁCULO E A ADAPTAÇÃO
Desafiámos o poeta e professor Fernando Pinto do Amaral a olhar para Werther como uma rock star. Esta analogia advém da leitura de Roland Barthes (Fragmentos de um Discurso Amoroso) onde é possível perceber o fenómeno Werther no século XVIII, através da onda de suicídios na Europa após a leitura da obra, ou pela propagação da imagem de Werther pelos jovens desse século, imitando o seu modo de vestir. 
E assim nasceu este Je Suis Werther pela mão de Fernando Pinto do Amaral, que nos propõe uma leitura da obra de Goethe à imagem dos dias atuais onde esse fenómeno permanece, mudando apenas o sujeito.

BREVE DESCRIÇÃO DA COMPANHIA

A Companhia Casa Cheia nasceu no verão de 2015 em Odivelas. O seu local de nascimento surgiu de uma tentativa de descentralização artística para as periferias de Lisboa. Desde o seu inicio que a Casa Cheia tem trabalhado com a Câmara Municipal de Odivelas e com a Junta da Pontinha e Famões, de modo a permitir uma culturalização da população do concelho. Em paralelo com este trabalho para a comunidade, a companhia tem criado os seus espetáculos para o público geral contando já com 5 espetáculos sob a direção de Miguel Mateus, trabalhando autores como Sófocles, Heiner Muller, John Kolvenbach, entre outros, procurando o paralelismo contemporâneo com textos clássicos. 

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,899,166