"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

De 16 a 18 de Outubro de 2015, o SOS Racismo organiza a 2ª edição da MICAR - Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, que decorrerá novamente no pequeno auditório do Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

16 Out a18 Out

Teatro Municipal Rivoli
Praça de D. João I, 4000-295 Porto
Porto


De 16 a 18 de outubro de 2015, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista regressa ao Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

 

Em 2015 celebram-se os 70 anos do fim da IIª Guerra Mundial, os 50 anos da vitória do movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os 25 anos de vida do SOS RACISMO. No entanto, aqueles que hoje partilham o mundo são ainda responsáveis por guerras e conflitos que semeiam o campo fértil do ódio e de novas formas de violência.

Também a indiferença quotidiana contribui para que se abandonem a condições de sub-humanidade milhões de outros/as e que lhes seja negada a possibilidade de acesso a uma vida realizada e digna.

As diferentes formas de horror tornadas visíveis nos dramas das diversas travessias por terra ou por mar, na ascensão de movimentos extremistas políticos e religiosos que varrem países dentro e fora da Europa, são algo que já não queríamos deixar como legado aos que nascem neste ano de 2015.

A Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, promovida pelo Movimento SOS RACISMO, vem mais uma vez, nesta segunda edição, estimular a reflexão e o debate para que não vença a indiferença. 

Através do cinema, passamos pelos mais variados temas em torno da discriminação, do racismo e da xenofobia, desde a guerra civil da Síria, aos movimentos migratórios, passando pelo colonialismo e pós-colonialismo, revivendo o drama vivido pelas comunidades ciganas na Europa de Leste até às dificuldades sentidas por milhões de imigrantes em vária partes do planeta.

Na sessão de abertura, dia 16 de outubro, relembramos o ator Nuno Melo, protagonista da curta-metragam “O mal dos outros” e, a partir do filme “Evaporating Borders”, de Iva Radivojevic, convidamos António Loja Neves, jornalista e realizador de cinema, para abordar o papel do Cinema enquanto instrumento de intervenção social.

Para além dos filmes a exibir, a MICAR volta a destacar-se nos debates que propomos a propósito do cinema. E assim, no sábado, dia 17 de outubro, na sequência de “A Respeito da Violência”, de Göran Olsson, convidamos Manuela Ribeiro Sanches para debater a questão do colonialismo e do pós-colonialismo, tema vital para se compreender hoje as assimetrias de desenvolvimento entre os continentes europeu e africano e para uma melhor leitura sobre os novos movimentos migratórios.

No dia 18 de outubro, a MICAR encerra a sua edição com o belíssimo “Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako, e com um debate dinamizado pelo historiador Manuel Loff, sobre o crescimento de movimentos extremistas que, sob a máscara de uma suposta leitura religiosa, têm semeado o caos em vários países africanos e no médio oriente.

Este ano, a MICAR também abre as portas aos mais novos e, logo no dia 16 de outubro, convida os alunos e alunas do 1º e 3º ciclos para assistirem a sessões de cinema e participarem em várias atividades formativas, criando assim mais um espaço de debate que se pretende que chegue a todos e a todas, dos mais pequenos aos mais graúdos.

Contamos convosco!

Agenda
Exposições

Encontros

Biblioteca Camões 19 Out a30 Nov

Ver mais eventos
Visitas
61,893,671
>