"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

"A construção da imagem globalizada do Rio de Janeiro e Hollywood (1930-1940)"

Pormenor de cartaz ?Walt Disney goes South American - Saludos Amigos?(1942)

9 Jun 2015  |  18h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Conferência a decorrer no dia 9 de junho, às 18h00, na Biblioteca Nacional de Portugal. 

A reputação internacional do Rio de Janeiro foi construída progressivamente. Os estereótipos foram sendo conformados por imagens primordiais consolidadas ao longo de séculos, pelas transformações urbanísticas de modernização, com a construção de referências arquitetónicas, por políticas de comércio exterior e de propaganda, pelos filmes brasileiros e pelas visões fílmicas de outros países, em particular as produzidas pelos Estados Unidos da América.

Até ao final da Segunda Guerra Mundial a construção da imagem de marca internacional da Cidade Maravilhosa é fruto da interação de intenções nacionais e da capacidade de tradução e interpretação cultural da indústria cinematográfica norte-americana.

A dinâmica de consolidação através do cinema de ícones representativos do Rio de Janeiro foi particularmente intensa durante este período. Algumas dessas imagens fílmicas persistem ainda hoje, constituindo um eco da afirmação da cidade no imaginário

João Mascarenhas Mateus

Investigador Principal FCT do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil (Instituto Superior Técnico de Lisboa). Mestre em Ciências da Arquitetura na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. Doutorado em Engenharia Civil (IST). Tem dedicado parte da sua investigação ao estudo da construção da imagem cinematográfica de cidades e centros históricos e da sua relação com a história urbana e a sua reputação internacional. Neste âmbito organizou no CES-Lisboa em colaboração com a Universidade de Granada, o «Simpósio Internacional Cinema e Cidades» em 2010 e o ciclo de conferências «Cidades Ibéricas no Cinema» em 2011. É autor de diversas publicações sobre o tema, em revistas e capítulos de livros editados em Portugal, Espanha, França e Reino Unido.

Entrada livre.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,669,419